I Seminário de Psicologia Histórico-Cultural e Materialismo Histórico e Dialético acontece em setembro no CPAN/UFMS

Postado por: Ana Monteiro

De 01 a 03 de setembro, em Corumbá (MS), acontecerá o I Seminário de Psicologia Histórico-Cultural e Materialismo Histórico Dialético, no Anfiteatro Salomão Baruki, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus do Pantanal. O evento pretende mobilizar estudantes e profissionais de Psicologia da região Sul-mato-grossense e incentivá-los à reflexão, participação e transformação dos estudos da realidade social.

Por meio de palestras, mini-cursos e mesas-redondas serão debatidos temas como a Educação escolar e o desenvolvimento humano; As implicações e possibilidades do materialismo histórico e dialético; O movimento estudantil; O feminismo e a luta das mulheres pela emancipação; O marxismo e anti-marxismo na escola de Psicologia Social; A instauração de condições para a atuação de uma perspectiva clínica; entre outras questões embasadas em teóricos como Vygotsky, Luria, Leontiev e Marx.

Além disso, pretende-se trazer para o debate profissionais da Psicologia que atuam nas redes de ensino, de assistência social e saúde; profissionais da educação das redes municipais, estadual e particular das cidades da região, bem como abranger as demais graduações, especificamente as licenciaturas, ofertadas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus do Pantanal. 

Nesta primeira edição, o evento contará com a participação de profissionais e pesquisadores da área de Psicologia da UFMS, PUC/SP, UFGD e UFG, que atuam na graduação e na pós-graduação, de forma que se oportunizará a troca de conhecimentos entre pesquisadores regionais e nacionais, estimulando, visibilizando e disseminando a produção teórica e científica na área. 

Os interessados podem preencher a Ficha de Inscrição online e pagar a taxa no valor de R$ 20,00 para estudantes ou R$ 40,00 para profissionais. E optar por Depósito em Conta Poupança ou pagamento no dia do Credenciamento (01/09 – a partir das 13h).

A TEMÁTICA – A Psicologia Histórico-Cultural mostra-se com certa timidez no meio acadêmico. O foco dos estudos psíquicos tem sido apresentado à luz de teorias como a Psicanálise e o Behaviorismo, enquanto o viés social tem sido, muitas vezes, negligenciado. O I Seminário de Psicologia Histórico-Cultural e Materialismo Histórico Dialético tem como intuito ressaltar a importância do contexto sócio-histórico-cultural durante a formação pessoal, profissional e psíquica do indivíduo, sem desprezar sua singularidade e suas particularidades, apenas ampliando para a construção de uma identidade, onde o coletivo exerce uma função significativa.

Nesse sentido, presume-se que o Seminário possa se configurar em um marco para o desenvolvimento de futuros estudos no campo da Psicologia Histórico-cultural e do Materialismo histórico e dialético na região, de maneira a  contribuir para a construção de uma formação crítica e uma prática profissional transformadora.  

 Diante da oferta do curso de graduação em Psicologia por uma universidade federal, em um Câmpus do interior do país, localizado na fronteira do Brasil com a Bolívia, e que apresenta uma população marcada por extremas desigualdades sociais, a Psicologia sócio-cultural pode contribuir para a formação e atuação de um profissional que atue de forma crítica e transformadora nessa realidade.   
 
Considerando a localização geográfica onde se encontra a cidade de Corumbá (MS), afastada dos grandes centros, onde geralmente ocorrem os eventos científicos ligados à Psicologia Histórico-Cultural, este primeiro seminário apresenta-se como um importante espaço para o intercâmbio dos conhecimentos e das formas de atuação dos profissionais de Psicologia e daqueles ligados à perspectiva do materialismo histórico e dialético. 

Confira a Programação completa do evento aqui.