Mestrados do CPAN/UFMS apoiam Campanha mundial contra Tráfico de Pessoas

Postado por: Ana Monteiro

O tráfico de pessoas acontece quando alguém é retirado de seu ambiente, de sua cidade e até de seu país para fins como exploração sexual, trabalho equivalente ao de escravo, extração de órgãos humanos, adoção ilegal e vários outros. Esse crime muitas vezes passa despercebido, mas é o terceiro mais lucrativo no mundo, segundo dados da ONU.

Os Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e de Estudos Fronteiriços (PPGEF) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus do Pantanal estão juntos no apoio ao Ministério da Justiça na ação de formação para profissionais nas regiões de fronteira no combate ao tráfico de pessoas. Segundo a professora doutora Cláudia Araújo de Lima, docente do PPGE, o CPAN/UFMS sediará “um dos cursos regionais em 2016”.

A CAMPANHA – Hoje, 30 de julho, é o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, vários países se mobilizaram por meio da Campanha Coração Azul, lançada em 2013 pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC-ONU).

No Brasil, a data será marcada pela Semana de Mobilização, que vai de 27 a 31 de julho. O Ministério da Justiça (MJ) convida todos a participarem desse movimento de alerta e prevenção de novas vítimas. Haverá seminários, palestras, audiências públicas, mostras, blitze educativas e caminhadas. Em algumas cidades, monumentos e prédios públicos receberão iluminação especial para chamar a atenção da sociedade sobre o tema.

No facebook e no twitter do MJ já é possível interagir, compartilhando informações de alerta e prevenção contra o tráfico de pessoas, além de demonstrar solidariedade com vítimas aderindo ao símbolo da campanha, o Coração Azul.

Saiba mais:
http://www.justica.gov.br/sua-protecao/trafico-de-pessoas