Professor do CPAN ministra Conferência sobre pesquisas arqueológicas e etno-históricas do Pantanal na Universidade de Sevilla

Postado por: Ana Monteiro

O professor doutor José Luis dos Santos Peixoto, do Curso de História do CPAN/UFMS, ministrará a conferênciaLos grupos indígenas prehistóricos de las Grandes Lagunas del Pantanal, Brasil: movilidad y sedentarismo, a ser realizada em 29 de junho de 2015, às 12h,  como aula magna, na Faculdad de Geografia e Historia, da Univerdidad de Sevilla, na Espanha.

O tema da conferência refere-se às pesquisas arqueológicas e etno-históricas que estão sendo realizadas pelo professor e sua equipe no Laboratório de Arqueologia do Pantanal (LAPan), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus do Pantanal, financiada com recursos do CNPq e da UFMS. Segundo professor Peixoto, o estudo que está em andamento faz parte do projeto “Arqueologia e Etno-história da Lagoa do Castelo e da Lagoa Vermelha, Pantanal, Brasil”.

“A área de estudo é a região das Grandes Lagoas do Pantanal (GLP) situadas na borda oeste do Pantanal. Nos últimos anos a equipe do Laboratório de Arqueologia do Pantanal (LAPan)/CPAN)/UFMS tem se dedicado a compreender a distribuição dos assentamentos na paisagem e no uso do espaço dentro dos assentamentos pertencentes aos grupos indígenas pré-históricos, que ocuparam a planície pantaneira nos últimos 3.000 anos. Também, dentro do projeto estão em andamento pesquisas etno-históricas, sob a coordenação de Ariane Aparecida C. de Arruda, que atualmente cursa Programa de Doutoramento Sandwíche no Exterior-PDSE/CAPES na Universidade de Sevilla/ES”, explica o professor e Coordenador do Projeto, José Peixoto.

Alguns resultados dos estudos etno-históricos serão apresentados pela prof. Ariane A. C. Arruda no II Workshop Internacional aportes a la “Investigación Americanista: entre nueva España y el Río de la Plata”, promovido pela Facultad de Geografía e Historia, Universidad de Sevilla, em 30/junho e 01/julho (ver link do folder abaixo). Também participam das pesquisas no LAPan o técnico Rafael Lemos de Souza e a acadêmica do curso de história /bolsista de PIBIC Joyce de Castro.