UFMS promove o XI Congresso Internacional de Direitos Humanos

Postado por: Ana Monteiro

resize-500x214_aprovado-modelologo-xicidh

O Câmpus do Pantanal apoia o XI CIDH –  Congresso Internacional de Direitos Humanos que acontecerá entre os dias 05 e 08 de novembro de 2014, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e abordará o  tema “Migração e tráfico de pessoas nas fronteiras”.  O evento é aberto aos estudantes das IES do Estado e à sociedade civil que podem se inscrever até o dia 03 de novembro, por meio de pagamento de GRU no valor de R$ 25,00.

O XI Congresso Internacional de Direitos Humanos – Mobilidade, tráfico de pessoas e fronteiras, dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos nos anos anteriores, os quais trataram sempre de temas relacionados aos fundamentos filosóficos, históricos e jurídicos, assim como da prática dos Direitos Humanos no Brasil e em outros países. Este evento, no entanto, pretende, também, ser um espaço privilegiado de interlocução sobre a dimensão cultural (diversidade) relacionada aos fundamentos e prática dos Direitos Humanos, assim como privilegiar o diálogo entre acadêmicos e pesquisadores nacionais com outros educadores de diferentes níveis e países, sobre as práticas dos Direitos Humanos em contextos interculturais, enfatizando a autonomia e a educação em direitos humanos.

Universidades que apoiam

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/PR), Universidade de São Paulo (USP).

Apoio Internacional

Universidade Nacional do Rosário/Argentina (UNR), Universidade de Washington/Tacoma (UW/EUA), Universidade de Salamanca/Espanha (USAL), Universidade Complutense de Madrid/Espanha (Complutense), Universidad de Quilmes (Argentina), Universidade de Frankfurt (Alemanha).

Apoio Institucional

MEC e Secretaria Especial de Direitos Humanos/Presidência, UFMS (PREAE, NUPEDH, CPAN, CPTL e FADIR), Pós-graduação em Educação da UCDB (Linha 3), IDHMS (Instituto de Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul), FTD-ETP (Fórum do Trabalho Decente e Estudos sobre Tráfico de Pessoas), Museu das Culturas Dom Bosco: MCDB, UCDB (PIDH), FUNDECT/MS, CPT/MST, CMVJ/MS, MPF-PR/MS, DPGE/MS, MPE (Promotoria de DH), SINDICATOS (SINDASUL), CDDH/MS, FUNAI/CIMI, TRIBUNAL POPULAR DA TERRA.

HISTÓRICO

O Congresso Internacional de Direitos Humanos tem se constituído como um espaço importante de intercâmbio entre pesquisadores e estudantes, não só do Estado de Mato Grosso do Sul, mas de diferentes Instituições de Educação Superior do país e alguns vindos do exterior. Além da participação de pessoas da academia (alunos e pesquisadores), tem sido também, um espaço de participação de lideranças de movimento sociais (afrodescendentes, indígenas, feministas, entre outros), estreitando o diálogo entre o conhecimento acadêmico e outras formas de conhecimentos.

Este evento começou no ano de 2001, com a parceria e intercâmbio entre professores/pesquisadores da Universidade Católica Dom Bosco e da Universidade de Salamanca/Espanha. Os laços foram se ampliando por meio da realização de eventos nos dois países e com a inclusão de outras instituições internacionais (Complutense de Madrid/Espanha, University of Washignton/EUA, Universidad de Rozário/Argentina) e instituições brasileiras (UFMS, UEMS, UFGD, UFPB, UFRS, UFPEL UFPE, UMESP, UNIMEP, entre outras). A partir destes intercâmbios foi criado o FIDH – FÓRUM INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS, ao qual este XI Congresso está filiado. Dessa forma, participarão deste evento distintos professores pesquisadores de universidades brasileiras e de outros países.

Por meio destes vários anos de eventos, com visitas de professores de outras instituições brasileiras e internacionais, ora por meio de vídeoconferência, chega-se a este XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS com boa dose de expectativa de avançar no debate de temas relacionados aos Direitos Humanos.

A programação e mais informações podem ser acessadas no site do evento: XI CIDH 2014

Fonte: http://cidh.sites.ufms.br/