Mestrado em Estudos Fronteiriços organiza Conferência Livre preparatória para Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio.

Postado por: Rodrigues dos Santos

1ª Conferência Livre Sobre Migrações e Refúgio (COMIGRAR): Integração pela Fronteira.

O evento ocorreu na unidade III da UFMS campus do Pantanal. A organização do evento esteve a cargo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul através do Mestrado em Estudos Fronteiriços, da Diocese de Corumbá por meio da Pastoral Carcerária, Pastoral da Mobilidade Humana e apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá na presença da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. A abertura do evento contou com a presença da vice-prefeita do Município de Corumbá, Marcia Raquel Rolon; do bispo diocesano Dom Segismundo Martinez Alvarez; do diretor do Campus do Pantanal, Edgar Aparecido da Costa; da secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Andrea Cabral Ulle; do procurador da República, Paulo Henrique Camargos Trazzi; e do representante do Consulado Boliviano em Corumbá, Oscar Cuellar Chocallo. O evento contou com a participação da sociedade civil, pesquisadores, estudantes, refugiados, migrantes, servidores públicos e profissionais ligados ao tema.

As discussões estiveram divididas em cinco eixos: Igualdade de tratamento e acesso a serviços e direitos; Inserção social, econômica e produtiva; Cidadania cultural e reconhecimento da diversidade; Abordagem das violações de direitos e meios de prevenção e proteção; Participação social e cidadã, transparência e dados. As propostas de cada eixo foram avaliadas e aprovadas em plenária para a etapa nacional que ocorrerá nos dias 30 de maio e 1º de junho de 2014, na cidade de São Paulo, e é coordenada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça/Departamento de Estrangeiros-DEEST, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério das Relações Exteriores, com o apoio da Organização Internacional para as Migrações-OIM e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD. Essas propostas serão apresentadas por dois Delegados eleitos durante o evento em Corumbá: Prof. Dr. Marco Aurélio Machado de Oliveira, coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Fronteiriços e o Sr. João Hellensberger Filho, representante da Pastoral da Mobilidade Humana em Corumbá.

Para maiores informações: http://www.participa.br/comigrar#.UzxFufldVrU