Projeto Águas que Educam

Postado por: gilbertorodrigues

A Reitora da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Professora Célia Maria Silva Correa Oliveira, e o diretor do Câmpus do Pantanal, Professor Edgar Aparecido Costa, tem a satisfação de convidar para o Projeto Águas que Educam, como parte do Programa Rede, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

CONVITE para o Projeto Águas que Educam.

Projeto leva arte e formação para cidades de MS

Sensibilizar e despertar consciências de professores, gestores, trabalhadores da educação, alunos e comunidades envolvidas com as escolas sobre questões ambientais contemporâneas. Este é o objetivo do projeto “Águas que Educam”, lançado como parte do Programa Rede, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e vai levar a várias cidades de Mato Grosso do Sul oficinas de formação, exposição de obras de arte e espetáculo musical, em novembro e dezembro.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 2013 é o “Ano Internacional de Cooperação pela Água” e o período de 2005/2015 a Década Internacional da Água. Neste contexto, visando à promoção de soluções aos problemas socioambientais de forma interativa e criativa, a formação transversal do “Águas que Educam” pretende estimular mudanças de valores de indivíduos e grupos das comunidades envolvidas, sugerindo formas de intervenção nos contextos locais e incentivando a gestão colaborativa dos recursos hídricos.

Aproximando Universidade, Escola e comunidade, as oficinas interdisciplinares proporcionarão aos professores do ensino básico a vivência do trabalho colaborativo nas áreas de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia e História, esclarecendo muitas questões relacionadas ao processo de construção do Estado em sua configuração histórica, cultural e geográfica.

O Projeto “Águas que Educam” traz também a exposição de obras de artistas plásticos de MS, intitulada “O Pantanal e sua História na Pintura Sul-Mato-Grossense”, Proposta e organizada pelo Prof. Dr. Gilberto Luiz Alves, a exposição retrata a história, a evolução econômica e as consequências da colonização no Estado, expressos em obras produzidas ao longo de cinco décadas e que utilizaram a água como elemento de ligação. Outra parte integrante deste Projeto é o show “Crianceiras” que compõe um espetáculo cênico musical inspirado na obra do poeta Manoel de Barros, produzido e organizado pelo artista e produtor cultural Márcio de Camillo.

As atividades do projeto serão levadas às cidades de Corumbá, Aquidauana, Porto Murtinho e Três Lagoas. Em Campo Grande, a programação será realizada entre os dias 18 e 22 de dezembro na Cidade Universitária. Confira a programação detalhada nas cidades do interior:

Corumbá:

– entre os dias 6 e 11 de novembro, acontecem as oficinas e a exposição na unidade 3 da UFMS (antigo prédio da Alfândega), a partir das 19h30min.

– no dia 7 de novembro será realizado o show Crianceiras, a partir das 20h, no anfiteatro Salomão Baruki.

O projeto “Águas que Educam” é realizado pela Secretaria de Educação Básica – Programa Rede do Ministério da Educação e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio das pró-Reitorias de Ensino de Graduação/Coordenadoria de Apoio à Formação de Professores e Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis/Coordenadoria de Cultura, com produção da Criatto Produções.