Campus do Pantanal marca presença no FAS 2012

Postado por:

A UFMS Câmpus do Pantanal participará do 9º FAS na pessoa da Profa. Rosangela Villa da Silva que, a convite da Fundação de Cultura do MS, mediará duas palestras no Centro de Convenções. Será entregue certificado de participação aos ouvintes.

1.  Sexta-feira, 27/04, Sala Rio Paraguai: “Los Caminos de la creación – Mi aventura en la creación y relación de la literatura com la educación”. Palestrante: Leonardo Garet, escritor, poeta, professor, crítico literário e gestor cultural do Uruguai.

2. Segunda-feira, 30/4, às 15 h, Sala Rio Paraguai: “Vida e obra de Gonzagão”. Palestrante: Assis Ângelo, jornalista.

RESUMO DAS PALESTRAS:

1. Leonardo Garet  -“LOS CAMINOS DE LA CREACIÓN – Mi aventura en la creación y  Relación de la literatura con la educación.”

Cultuado escritor uruguaio, Leonardo Garet nasceu em Salto, Uruguai, em 1949. Ele era um professor 1972-2008, principalmente em escolas privadas de alto Colegio y Liceo escolas Nuestra Señora del Carmen “e Colegio y Liceo Carlos Vaz Ferreira, em Salto. Além disso, ele foi professor do Instituto de Estudos Superiores e Instituto de Filosofía y Ciencias Letras em Montevidéu, Uruguai. Poeta, narrador, crítico literário e gestor cultural. Ele é o autor de vários livros publicados no Uruguai e no exterior. Ele tem sido um Membro Correspondente da Academia Nacional do Uruguai desde 2008.

Em sua palestra abordará o processo de criação literária e a relação da literatura com a educação.

2. Assis Angelo  – ” Vida e Obra de Gonzagão”

Nascido na Paraíba, jornalista e estudioso da cultura popular. Possui um dos maiores acervos de música popular do Brasil. Comemorando o centário de Luiz Gonzaga, Assis discute sobre a obra e a importância para  cultura popular brasileira.

A importância de Luiz Gonzaga na discografia brasileira é medida por seu invulgar talento. Gonzaga deixou um legado musical inigualável, a partir, mesmo, da enorme quantidade de músicas que compôs sozinho ou em parceria: 625 títulos no total, nos mais diversos gêneros, além de baião: sambas, choros, mazurcas e valsas, entre outros.A obra musical de do Rei do Baião ultrapassou fronteiras, sendo gravada em várias línguas, entre as quais japonesa, inglesa, francesa, espanhola e até em rapanuí, de uma das ilhas da Polinésia.No Brasil, contam-se nos dedos os artistas que não incluem músicas dele no seu repertório.Nem o papa da bossa nova, João Gilberto, ficou indiferente ao baião gonzaguiano.

Luiz Gonzaga é o divisor de águas da música popular brasileira.Ele influenciou e continua influenciando gerações de artistas brasileiros.Virou mito em vida.