Assistência Psicológica aos Servidores

O Serviço de Psicologia e Acessibilidade Pedagógica (SEPAP/CPAN) desenvolve ações voltadas aos(às) servidores(as) do campus, reconhecendo que as relações de trabalho e as demandas do cotidiano institucional influenciam o bem-estar e o desenvolvimento profissional. As atividades buscam oferecer espaços de acolhimento, orientação e desenvolvimento de habilidades que contribuam para ambientes de trabalho mais colaborativos e saudáveis. As ações incluem acolhimento a novos(as) servidores(as), orientação institucional sobre situações acadêmicas e psicossociais envolvendo estudantes, programas de promoção de habilidades sociais no trabalho e atendimentos breves de acolhimento e orientação psicológica. Essas iniciativas fundamentam-se na perspectiva da psicologia escolar e educacional, priorizando intervenções de caráter preventivo, institucional e voltadas ao desenvolvimento profissional no contexto universitário.

 

SUPORTE AO(À) NOVO(A) SERVIDOR(A) DO CPAN

O que é: Ação de acolhimento destinada a servidores(as) recém-ingressos(as) no Campus do Pantanal (CPAN/UFMS), especialmente aqueles(as) provenientes de outras localidades que passam a residir no município de Corumbá, bem como àqueles(as) que já vivem na cidade, mas estão iniciando sua trajetória profissional na instituição.

Objetivo: Oferecer orientações iniciais que favoreçam a adaptação ao município e ao ambiente institucional, incluindo informações sobre serviços e estruturas da cidade (moradia, comércio, serviços de saúde, entre outros), bem como apresentar aspectos das rotinas de trabalho e funcionamento do campus. Busca-se também promover a integração dos(as) novos(as) servidores(as) ao contexto institucional, fortalecendo vínculos com a comunidade acadêmica e facilitando a inserção no ambiente de trabalho do CPAN.

Público-alvo: Servidores(as) recém-ingressos(as) no CPAN/UFMS (docentes e técnicos-administrativos), provenientes de outras localidades ou residentes no município de Corumbá.

 

ORIENTAÇÃO INSTITUCIONAL A SERVIDORES SOBRE SITUAÇÕES ACADÊMICAS E PSICOSSOCIAIS ENVOLVENDO ESTUDANTES

 

O que é:  Espaço de orientação destinado a servidores(as) do campus que buscam apoio para lidar com situações relacionadas às dificuldades apresentadas por estudantes no contexto acadêmico.

Objetivo: Oferecer orientação a trabalhadores(as) que necessitem de apoio para compreender e manejar situações envolvendo estudantes que apresentem dificuldades acadêmicas, educacionais ou sinais de sofrimento psicológico, contribuindo para a identificação de estratégias institucionais de apoio e para o encaminhamento adequado dessas demandas.

Público-alvo:  Servidores(as) do CPAN/UFMS (docentes e técnicos-administrativos).

 

PROMOVE-TRABALHADORES: PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CONTEXTO DE TRABALHO.

O que é: Programa grupal de desenvolvimento de habilidades sociais voltado a servidores do CPAN. A proposta baseia-se em programas de Treinamento de Habilidades Sociais amplamente utilizados, que visam aprimorar comportamentos relacionados à comunicação, convivência profissional e manejo de situações interpessoais no trabalho. Durante os encontros são trabalhadas situações comuns do cotidiano do trabalho, por meio de discussões, exercícios práticos, reflexões e atividades que favorecem o desenvolvimento de recursos relacionais. Entre os temas abordados estão: Iniciar, manter e encerrar conversações, Fazer e responder perguntas; Falar em público; Habilidades para o trabalho: Lidar com autoridade; Organizar rotina de trabalho e atividades sociais; Empatia; Conhecer direitos humanos básicos, cidadania; Negociar; Expressar sentimentos positivos, Elogiar/receber elogios. Dar e receber feedback positivo, agradecer.; Expressar opiniões (de concordância, de discordância), ouvir opiniões (de concordância, de discordância); Expressar sentimentos negativos, dar e receber feedback negativo, solicitar mudança de comportamento; Lidar com críticas (fazer e receber críticas), admitir os próprios erros, pedir desculpas; e, Diferenças entre comportamento habilidoso, passivo e agressivo. 

Objetivo: Ampliar repertório de habilidades sociais para melhoria nas interações em contextos de trabalho.

Público-Alvo: Servidores do CPAN (Docentes e Técnicos administrativos). O programa não tem data preestabelecida, será desenvolvida com base em demanda.

Modalidade: Coletiva

Duração: 8 encontros

Periodicidade: O programa não possui calendário fixo, sendo ofertado de acordo com a demanda institucional.

 

ACOLHIMENTO E ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA

 

O que é: Espaço de escuta, acolhimento e orientação psicológica de caráter breve destinado a servidores do campus. O atendimento busca oferecer apoio inicial diante de situações que estejam gerando dificuldades no cotidiano pessoal ou profissional. Quando identificada a necessidade de acompanhamento psicoterapêutico de maior duração, o(a) servidor(a) poderá ser orientado(a) a buscar atendimento com profissional de psicologia externo ao campus, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), plano de saúde ou atendimento particular.

Objetivo:  Oferecer acolhimento e orientação psicológica diante de situações que estejam gerando sofrimento ou dificuldades, contribuindo para a identificação de estratégias de enfrentamento e possíveis encaminhamentos quando necessário.

Público-Alvo: Servidores do CPAN (Docentes e Técnicos administrativos).

ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA NO ÂMBITO INSTITUCIONAL

 

O que é: Acolhimento em caso de violências no âmbito institucional (física, psicológica, sexual, assédio, bullying, racismo, etarismo, capacitismo, xenofobia, preconceitos relacionados à identidade de gênero e diversidade sexual, gordofobia, etc.).

Objetivo: Ofertar acolhimento psicológico e orientar sobre possíveis encaminhamentos em  situação de violências, conforme legislações institucionais.

Público-Alvo: Comunidade acadêmica.

Modalidade: Individual/Coletiva

Contato do Serviço de Psicologia e Acessibilidade Pedagógica (SEPAP/CPAN) para solicitações de atendimento:

Local: Sala do Serviço de Psicologia no Setor de Assistência Estudantil no Bloco “1” – Ao lado do Restaurante Universitário.

Telefones – (67) 3234-6850 (Psic. Roberta) e (67) 3234-6804 (Psic. Franciele) – ambos Whatsapp e ligação (para fixo)

E-mail: sepap.cpan@ufms.br/franciele.santana@ufms.br/ roberta.maisatto@ufms.br.

Horário de funcionamento: Segunda, quarta e sexta: 7h-13h, terça e quinta: 14h30-20h30.

Instagram: @sepap_ufms

Os atendimentos, coletivos e individuais, são realizados conforme disponibilidade de vagas e mediante inscrição prévia, respeitando lista de inscritos/as. Formulário de solicitação online: https://link.ufms.br/sepapservidor 

 

 

Atenção: Atendimentos ao público externo da UFMS, entrar em contato com o Serviço- Escola de Psicologia: (67) 3234-6879 e (67) 3234-6825, email: clinpsi.cpan@ufms.br. Mais informações em: https://cpan.ufms.br/academicos/secao-de-psicologia/.

Nota: As imagens ilustrativas desta página foram produzidas com apoio de ferramentas de inteligência artificial generativa (ChatGPT – modelo GPT-5.3, OpenAI), com curadoria, revisão e validação da equipe do Serviço de Psicologia e Acessibilidade Pedagógica (SEPAP/CPAN).