Projeto “Pantanal virtual – espalhe esta ideia” chegou à E.E. Rotary Club

Postado por: Ana Monteiro

A atividade prática é um dos objetivos do projeto “Pantanal virtual – espalhe essa ideia”, desenvolvido pelo curso de Sistemas de Informação, do CPAN/UFMS que consiste na utilização de jogos de ação em 3D por meio do Kinect como recurso pedagógico.

Na E.E. Rotary Club, de Corumbá, alunos do 8º ano B usaram os jogos para analisar o nível de sedentarismo dos colegas e professores (pantaneiros). Na ocasião, foram coletadas informações importantes dos participantes como batimentos cardíacos em repouso, batimentos em atividade e aferição de pressão arterial em repouso e em atividade.

Após a coleta das informações, os alunos produziram um relatório científico que, em resumo, demonstrou que a maioria dos alunos e professores da E.E. Rotary Club está sedentária, ou seja, não pratica atividade física regularmente. Sabe-se que os alunos, hoje, ficam mais tempo sentados em frente ao computador (internet) ou diante da TV. Já os professores são prejudicados porque a maioria precisa trabalhar em três períodos, o que reduz drasticamente o tempo para a prática de exercícios. Somente os professores que praticam algum esporte obtiveram um resultado satisfatório com a atividade.

Os alunos do 8º ano B participaram da atividade no dia 10 de junho, sob orientação dos professores Laura Cecília de Lima Duarte, Ademir Francisco S. Junior (Biólogos) e Viviane Vilanova Rodrigues (PROGETEC). O Kinect é um acessório para o videogame Xbox 360, da Microsoft, que permite aos jogadores interagir com os jogos sem ter a necessidade do controle em mãos, ou seja, controla-se o jogo por meio dos movimentos, o que é uma inovação, principalmente pelas tecnologias já utilizadas.

O relatório completo será exposto na Feira de Ciências do Instituto Federal e da II Feira de Tecnologia das Escolas Estaduais (II EXPOTEC), em Corumbá, MS.

Esta atividade foi uma iniciativa do professor Rogério Güths, Coordenador do curso de Sistemas de Informação do CPAN/UFMS, quem desenvolve projeto com o uso do Kinect, e recebeu o apoio dos acadêmicos Lúcio Marcos de Amorim Filho e Krismann Santos Ortiz, do 3º semestre de Sistemas no CPAN/UFMS.

kinect