Pesquisa sobre Avaliação da Alimentação Escolar em Corumbá é lançada

Postado por: VITÓRIA BATISTA BRAGA

Foi lançada a cartilha “Não Mexa na Minha Merenda: Avaliação da Alimentação Escolar sob a ótica das Crianças e Adolescentes de Corumbá (MS)”. Segundo o coordenador da proposta, Prof. Anderson Luís do Espírito Santo, o objetivo dessa pesquisa foi identificar e analisar a percepção dos estudantes de escolas municipais, estaduais e federal de Corumbá-MS sobre alimentação escolar.

Esse projeto começa com uma indagação: a discussão sobre a inclusão produtiva rural no PNAE, através da inserção dos agricultores familiares, precisa ser mais intensificada. Entretanto, as crianças e os adolescentes precisam ser ouvidos e fazer parte desse processo, afinal, são eles que efetivamente comem a merenda escolar. Assim, 703 estudantes participaram da pesquisa que revela que a principal refeição do dia (incluindo as feitas em casa) é consumida na escola! Isso evidencia a importância do PNAE, como estratégia política do Brasil, para promover a segurança alimentar através da oferta da alimentação saudável, além de contribuir com a diminuição da evasão escolar. Também foi evidenciada a urgência da educação alimentar para professores e estudantes, além da presença generalizada de ultraprocessados nas escolas, o que pode gerar tanto a insegurança alimentar quanto a obesidade infantojuvenil.

Essa cartilha é resultado do projeto de pesquisa “Observatório de Inovação Social da Fronteira: fortalecendo a democracia na fronteira Brasil-Bolívia”, que foi apoiada pelo CNPq e pela FUNDECT. Confira a pesquisa em https://obisfron.com.br/nossas-acoes-e-resultados/ ou no download abaixo:

Cartilha-merenda-1_compressed