Professores do Campus do Pantanal da UFMS apresentam trabalho no 57º Congresso da SOBER

Postado por: LUIS FELIPE NEVES DE OLIVEIRA

Os professores doutores Caroline Gonçalves e Fernando Thiago do curso de administração do Campus do Pantanal da UFMS estiveram presentes no evento na 57º edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, que aconteceu na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, localizada em Ilhéus-BA.

Na oportunidade apresentaram resultados de pesquisa científica com temáticas em Gestão do Agronegócio.

O primeiro trabalho é fruto de uma parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Intitulado “Estilo de Gestão em Empreendimentos Rurais de Grande Porte em Mato Grosso”, de autoria de Adelice Minetto Sznitowski (Unemat-Tangará da Serra); Priscylla Cordeiro (Unemat-Tangará da Serra); Fernando Thiago (UFMS-Campus do Pantanal) e Camyla Piran Stiegler Leitner (Unemat-Nova Mutum), analisa 14 grandes propriedades rurais mapeando seis indicadores de gestão: liderança, comunicação, motivação, planejamento, controle e decisão por meio do Instrumento validado Escala de Estilo de Gestão. Os resultados mostraram que estas grandes organizações possuem uma gestão com forte desempenho em controle e motivação de seu pessoal e neutralidade nas ações de planejamento.

O segundo trabalho de autoria dos professores Fernando Thiago e Caroline Gonçalves (UFMS-Campus do Pantanal), intitulado “Gestão de Pessoas no Agronegócio: Problematizando o Interesse Acadêmico” faz uma revisão bibliográfica de pesquisas em diversas bases de dados e verifica o pouco interesse da Academia em discutir a Gestão de Pessoas analisando todas as suas principais temáticas: Seleção, Controle de Desempenho, Carreira, Salários e benefícios, Condições de Trabalho e Treinamento e desenvolvimento. Trata-se de um tema importante para ser discutido na Academia e melhor trabalhado nestas organizações, visto que são áreas que proporcionam melhores resultados para as organizações se bem gerenciadas.

Os trabalhos apresentados fortalecem parcerias institucionais de pesquisa e devolvem à sociedade resultados importantes para o fortalecimento da gestão de propriedades rurais.

Texto e Foto: Prof. Dr. Fernando Thiago

Professores doutores Caroline Gonçalves e Fernando Thiago do curso de administração do Campus do Pantanal

Professores doutores Fernando Thiago (Campus do Pantanal – UFMS) e Adelice Minetto Sznitowski (Unemat -Tangará da Serra)