A educação infantil nas investigações brasileiras

Postado por: iasmim

Pesquisador

Prof. Dra. Sílvia Adriana Rodrigues.

Resumo

O atendimento educacional das crianças pequenas no contexto brasileiro tem uma história relativamente curta; se debruçarmos nosso olhar para políticas públicas e regulações que tenham essa preocupação, notaremos que esta é uma conquista legal de cerca de quatro décadas. Dessa forma, continuam intensos os estudos, debates e fóruns de discussão que envolvem as concepções sobre como deve ser a educação de crianças pequenas em espaços coletivos e a organização de práticas pedagógicas promotoras de aprendizagens e do desenvolvimento infantil. Nessa direção, questionamos o que tem sido produzido no Brasil sobre Educação Infantil? O que se pretende é a realização de um mapeamento do que já foi produzido no Brasil, que resultaram em teses e dissertações, especificamente da área a Educação. O intento é criar não só um banco de dados, mas traçar um cenário das tendências das investigações realizados ao longo do tempo a partir de diferentes marcos histórico-legais, buscando identificar as interferências positivas e negativas dos diferentes documentos oficiais que normatizam pedagogicamente o nível de ensino em questão nos discursos e reflexões acadêmicas. A investigação, de abordagem quanti-qualitativa, caráter bibliográfico, qualificada segundo os objetivos como exploratória e descritiva, configura-se ainda como estado do conhecimento. O levantamento dos dados ? teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação em Educação – será realizado na base da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O tratamento das informações, por se tratar de uma pesquisa sobre pesquisas, este será feito à luz da técnica de análise de conteúdo.