Intersecções entre histórias de vida, Profissionalização e Formação: com a palavra os professores da educação infantil (creches e pré-escolas)

Postado por: iasmim

Pesquisador

Prof. Dra. Sílvia Adriana Rodrigues.

Resumo

O presente projeto adota como objetivo geral compreender as características constituintes da identidade e profissionalidade docente ao longo da carreira, especificamente na Educação Infantil, envolvendo aspectos da formação e do desenvolvimento profissional em diferentes contextos. Tem-se ainda como objetivos específicos: identificar e discutir as especificidades da carreira docente na Educação Infantil (creche e pré-escola); captar e refletir sobre as experiências que provocaram as aprendizagens relacionadas à construção da identidade e da profissionalidade docente especificamente na Educação Infantil; buscar e discutir traços comuns e dissonantes dos aspectos constituintes da identidade e profissionalidade docente em diferentes contextos. No que diz respeito a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa que trabalhará com a abordagem biográfica e histórias de vida. Buscando identificar não só o que pensam os profissionais, mas também possíveis fatores que interferem no seu modo de fazer profissional elegeu-se como sujeitos professores da Educação Infantil (creches e pré-escolas), atuantes nos municípios de Corumbá-MS, Três Lagoas-MS e Presidente Prudente-SP. Tais municípios foram selecionados tendo em vista os espaços de atuação profissional dos pesquisadores envolvidos, bem como apresentar realidades sociais distintas, o que hipoteticamente permitirá a ampliação do olhar para a temática a ser estudada. Sobre o tratamento e análise dos dados, tais procedimentos serão realizados a luz da proposta de análise do discurso na vertente bakhtiniana.