Professores do curso de História e técnica do Laboratório de Documentação Histórica e Estudos Regionais discutem estratégias para a organização do Acervo cedido pelo Fórum da Comarca de Corumbá

Postado por: Divino Marcos de Sena

Na manhã do dia 26/10/2017, os professores do Curso de História da UFMS/Campus do Pantanal, Vivian Veiga, Nathalia Junqueira, Divino Sena e Elaine Cancian, juntamente com a técnica do Laboratório de Documentação Histórica e Estudos Regionais (LDHER), Edna Batista, se reuniram para discutir estratégias referentes à catalogação, transporte, organização, higienização e demais procedimentos ao acervo cedido pelo Fórum da Comarca de Corumbá.
Por meio do convênio firmado entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, parte do acervo do Arquivo do Fórum de Corumbá ficará sob a custódia do Campus do Pantanal. A iniciativa para a captação desses processos contou, inicialmente, com os professores Marco Aurélio Machado de Oliveira, Nathalia Monseff Junqueira, Vivian Veiga Silva e Felipe Dartagan Maropo Teixeira de Castro, através da intermediação da juíza Luíza de Sá Figueiredo. Com o auxílio dos alunos do curso de História da UFMS/CPAN, foi possível a catalogação do acervo do Arquivo do Fórum; um trabalho que durou aproximadamente um ano.
O acervo cedido conta com processos judiciais a partir do fim da Guerra do Paraguai contra a Tríplice Aliança (1870) até os anos 1960. Neste primeiro momento, professores e alunos do curso de História estarão envolvidos no processo de organização para, posteriormente, disponibilizar o material para a consulta.
O Acervo, com quase um século de documentação, é importantíssimo para a história da região de fronteira com a Bolívia. Ele ficará no Laboratório de Documentação Histórica e Estudos Regionais (LDHER), que vem se destacando como mais um centro especializado em pesquisas regionais.