ATENÇÃO: Aberto edital pata participação na ações de Assistência Estudantil

Postado por: Luciano Édipo

PREAE divulga Edital de Abertura de Inscrições nº 32/2016 para participação nas Ações de Assistência Estudantil.

http://preae.sites.ufms.br/preae-divulga-edital-de-abertura-de-inscricoes-para-a-participacao-nas-acoes-de-assistencia-estudantil/

Nota explicativa sobre o processo seletivo para as ações de Assistência Estudantil 2016

A equipe técnica responsável pelo Processo Seletivo das Ações de Assistência Estudantil, preocupada com a transparência de suas ações, vem a público informar sobre as alterações que ocorrerão no processo seletivo de 2016.

A primeira mudança significativa refere-se à implantação do novo programa de seleção, chamado de UFMS-Seleção Assistência Estudantil, em substituição ao SigProj.  Essa mudança é fruto da reivindicação de acadêmicos e da equipe técnica, que cobravam uma nova plataforma.

A segunda alteração refere-se à dinâmica do processo seletivo, que contará com as seguintes etapas:

1- Inscrição on line por meio do Sistema UFMS – Seleção Assistência Estudantil. Nessa etapa, os acadêmicos preencherão as informações via sistema, as quais serão confirmadas e comprovadas em entrevista. O sistema classificará os acadêmicos conforme critérios de seleção previstos em edital. Em 2016, o processo seletivo contará com entrevistas realizadas pelos Assistentes Sociais. Serão convocados para entrevistas os acadêmicos classificados pelo Sistema, de acordo com o número de vagas previsto no edital de seleção, acrescidos de 20%. Por exemplo, se o número de vagas previsto em edital for de 500 bolsas, o número de acadêmicos selecionados pelo sistema será de 600 acadêmicos.  Isso se faz necessário, pois em virtude do tempo, a equipe técnica não teria viabilidade de realizar entrevistas com todos os acadêmicos inscritos.

2 – Entrevistas com os acadêmicos convocados: As entrevistas terão como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a realidade dos acadêmicos. Nesse momento, serão apresentados os documentos comprobatórios das situações relatadas no sistema pelos acadêmicos. Esse é um grande avanço no atendimento mais humanizado e na qualidade do trabalho técnico realizado.

3 – Forma de classificação: Em 2016, a classificação será geral e não mais por câmpus, como nos processos seletivos anteriores. Essa decisão foi tomada a partir de estudos realizados na tentativa de encontrar um mecanismo para a divisão das vagas nas Ações de forma mais justa, considerando a situação socioeconômica e outros fatores preponderantes para a permanência do acadêmico na Instituição. Portanto, a partir desses estudos, a classificação geral é a alternativa que melhor identifica a vulnerabilidade do acadêmico da UFMS e considera suas particularidades conforme os indicadores previstos em edital de seleção.

Acreditamos que, com essas alterações teremos um processo seletivo mais humano, mais qualificado e que atenderá os acadêmicos que mais precisam das ações de Assistência Estudantil.

Atenciosamente,

Equipe CAE/Preae