Limnopan – Limnologia do Pantanal

logo_desenho_esq_pal2

Bem-vindos à página de divulgação científica do LIMNOPAN!

Esta página tem o intuito de ser um canal para os estudantes de graduação, pos-graduação e demais membros da sociedade de conhecimento sobre a limnologia e o Pantanal. Aqui encontrarão informações científicas, divulgação de ciência, pesquisadores da área, artigos de interesse, links para outras páginas. Além de conteúdo exclusivo feito especialmente para a página do LIMNOPAN como entrevistas e artigos de divulgação.

O Grupo de Pesquisa LIMNOPAN teve seu início em 2000, criado pela Prof. Dr.ª Maria Angélica Bezerra, atualmente professora aposentada do curso de Ciências Biológicas do Câmpus do Pantanal. Segundo a Dr.ª. Maria Angélica, o grupo (LIMNOPAN) tem produzido informações limnológicas sobre os ecossistemas aquáticos da planície de inundação do Pantanal Sul-mato-grossense desde 1990. Tem contribuído para a formação de novos pesquisadores nessas áreas, com o envolvimento de acadêmicos de graduação e alunos de pós-graduação em suas atividades. O grupo atua nas áreas de Limnologia física e química e no estudo ecológico e taxonômico das comunidades planctônicas e bentônicas dos sistemas aquáticos da região do Pantanal Sul.

Para início vamos definir as áreas de estudo do grupo: a LIMNOLOGIA e o PANTANAL.

LIMNOLOGIA (do grego: limne – lagos; logos – estudo): Estudo ecológico de todas de águas continentais, independentes de suas origens, dimensões e concentrações salinas. Portanto, são objeto de estudo da limnologia lagos, lagunas, açudes, represas, rios, riachos, córregos, brejos, áreas alagáveis, águas subterrâneas, águas temporárias, nascentes e fitotelmos (água acumulados na bainhas das plantas).- Esteves (2011).

PANTANAL: É a maior planície contínua alagável sazonalmente da terra. Apesar do nome único pantanal, que é compreendido como um bioma, e existem várias subdivisões ou vários pantanais. Na Figura 1, temos as divisões dos pantanais proposta por Silva e Abdon (1998), entretanto há outras com mais e menos divisões. Portanto, o Pantanal não é um sistema homogêneo e sim heterogêneo e complexo e por isso tem grande importância para a biodiversidade.

Created with GIMP

Pantanal sul-mato-grossense

O grupo de pesquisa LIMNOPAN tem como coordenadores atuais os professores da UFMS – Câmpus do Pantanal (CPAN), Corumbá, MS:

• Dr.ª Luci Helena Zanata: orienta alunos de graduação em iniciação científica e em trabalhos de conclusão de curso além de ser co-orientadora no curso de pós-graduação em Biologia Animal, CCBS, UFMS, Campo Grande.
  • Dr. William Marcos da Silva: orienta alunos de graduação em iniciação científica e em trabalhos de conclusão de curso e é orientador de mestrado e doutorado no programa de pós-graduação em Tecnologias Ambientais e de mestrado no programa de pós-graduação em Biologia Animal.