HISTÓRICO DO CURSO DE PSICOLOGIA

psicologiaO Instituto Superior de Pedagogia de Corumbá (ISPC) foi criado em 1967, em Corumbá (MS). Na ocasião, foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, o Curso de Psicologia, com habilitação em Licenciatura Plena, junto com outras licenciaturas, com a finalidade de formar profissionais capacitados para o exercício do magistério.

Em 1972 ocorreu a formatura da primeira turma do Curso de Psicologia – Licenciatura Plena, reconhecido pelo Decreto Estadual nº 72.832, de 25.09.1973. Em razão de reivindicações da comunidade e em decorrência das restrições do campo do magistério para a Licenciatura em Psicologia, em 1975, foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, por meio da Resolução CEE/MT nº 9, de 13.08.1975, o funcionamento de uma nova habilitação: Curso de Psicologia – Formação de Psicólogo.

Tendo em vista o funcionamento da nova habilitação, surgiu a necessidade da implantação da Clínica-Escola, a fim de apoiar a formação do futuro psicólogo, oportunizando a este uma vivência mais abrangente com relação ao trabalho profissional. A Clínica de Psicologia foi inaugurada em 16.03.1981, por meio da Instrução de Serviço nº 20/1981, da Direção do então Centro Universitário de Corumbá (CEUC), para a realização de atividades práticas de disciplinas e estágios supervisionados nas áreas: clínica, escolar e industrial, ainda que as instalações se apresentassem precárias.

Após incessantes lutas do corpo docente e discente, o Curso de Psicologia – Formação de Psicólogo foi reconhecido pela Portaria MEC nº 18, de 09.01.1982, publicada no Diário Oficial da União (DOU), de 12.01.1982. A partir da década de 80, foram realizados inúmeros eventos (cursos, jornadas, encontros, congressos) de psicologia em parceria com diversos órgãos e instituições, objetivando o intercâmbio com os profissionais e estudantes oriundos de diversas regiões do Brasil e de outros países, colaborando na divulgação do Curso de Psicologia.

Em dezembro de 1997, foi realizado o IV Congresso de Psicologia do Pantanal, com o apoio dos Conselhos Federal e Regional de Psicologia, cujo eixo temático foi “Psicologia e Mercosul”, uma preocupação com o intercâmbio científico e a integração dos psicólogos dos países latino-americanos. O Curso de Psicologia, com o reconhecimento da habilitação de Formação de Psicólogo tomou um impulso maior, cresceu, desenvolveu e fortaleceu-se e, como consequência, a clientela acadêmica tornou-se mais estável.

O reconhecimento do Curso de Psicologia – Formação de Psicólogo colaborou para o seu fortalecimento e, como consequência, aumentou a demanda da clientela acadêmica. A demanda da comunidade veio ampliar os serviços psicológicos, sendo então necessário aumentar o espaço físico da Clínica-Escola para instalações mais apropriadas e, em 1985, foi inaugurado o Núcleo de Psicologia, como órgão suplementar da UFMS, ligado à então Pró-reitoria de Extensão e Serviços Comunitários (PRESC). Em 1988, foi inaugurado um bloco especificamente construído para o Núcleo de Psicologia, por intermédio do Projeto FAS (Fundo de Assistência Social).

Além da Clínica-Escola, o Curso de Psicologia conta com as instalações do Laboratório de Psicologia, que vem sendo remodelado ao longo dos anos, porém, não de forma satisfatória no atendimento aos acadêmicos, entretanto, é o local onde são desenvolvidas as disciplinas básicas do currículo.

Em 1993, passou a funcionar no CEUC o Centro de Referência e Estudos da Infância e Adolescência (CREIA), um projeto interdepartamental com a temática “A infância e a adolescência em situação de risco”, realizado por meio de convênio com o Centro Brasileiro da Infância e Adolescência (CBIA). Neste projeto foram envolvidos docentes do Departamento de Educação (DED), docentes do Departamento de Psicologia (DPS) e acadêmicos do CEUC. O CREIA que tem um espaço próprio para o seu funcionamento, é um importante centro de pesquisas, com acervo e publicação própria.

O Curso de Psicologia/CEUC ofertou até 1995, as duas habilitações: Licenciatura Plena e Formação de Psicólogo. Nos últimos cinco anos da década de 90, com a reformulação do 2º grau pelo sistema estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, foi criado o Curso de Formação de Magistério (CEFAM) e com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996 – LDB), houve uma retração do mercado de trabalho com o seu fechamento.

Em razão desses fatos e após estudos junto à comunidade universitária, decidiu-se suspender temporariamente as vagas do concurso vestibular para a habilitação de Licenciatura Plena. Desde 1991, o número de vagas anuais passou de 20 para 35, sendo regularmente preenchidas. Vale destacar que até o ano de 2000, o Curso de Psicologia/CEUC era o único de caráter público neste estado e, por isso, a sua clientela acadêmica era bastante diversificada, pois, mais da metade do seu alunado (54,1%) era proveniente das mais diversas localidades do Brasil e até de outros países. Uma outra característica relevante do nosso corpo discente é que os alunos, em sua maioria (53,1%), provêm de famílias com renda entre um e seis salários mínimos.

O corpo docente do Curso de Psicologia – Formação de Psicólogo/CPAN tem desenvolvido atividades de pesquisa e extensão com os seus acadêmicos, incentivando-os a ter uma postura científica, atendendo à demanda dos diversos setores da comunidade, facilitando a inserção do futuro profissional em diferentes áreas de atuação e cumprindo, dessa forma, com os seus objetivos e a missão da universidade (ensino, pesquisa e extensão), bem como a sua integração com a comunidade.