Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2015 acontece em novembro

Postado por: Ana Monteiro

Atenção acadêmicos concluintes e ingressantes dos cursos de Administração, Direito e Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus do Pantanal, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2015) será realizado no dia 22/11/2015.

De acordo com a Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007, Art. 33-D, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.

O ENADE é regulamentado pela Portaria nº 3, de 6 de março de 2015, que determina que sejam avaliados os estudantes dos cursos que: conferem diploma de bacharel em Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social (Jornalismo); Comunicação Social (Publicidade e Propaganda); Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Teologia e Turismo.

INSCRIÇÕES – As inscrições dos estudantes, ingressantes e concluintes, dos cursos convocados para o Enade, bem como dos estudantes irregulares de anos anteriores, é de responsabilidade das IES e devem ser feitas exclusivamente por meio do Sistema Enade.

A inscrição ao Enade 2015 está dividida em dois momentos: inscrição de irregulares de anos anteriores (de 15 a 26 de junho de 2015) e inscrição de ingressantes e concluintes habilitados ao Enade 2015 (de 06 de julho a 07 de agosto de 2015).

O Sistema Enade é disponibilizado, anualmente, e seu uso é reservado aos Procuradores Educacionais Institucionais (PI), aos coordenadores de cursos das instituições de educação superior e aos estudantes habilitados ao Enade a cada ano, inscritos pelas respectivas IES.

O sistema Enade é o principal meio de comunicação entre a Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES/INEP e a instituição de educação superior e seus estudantes. Ele tem por objetivo coletar e disseminar informações dos estudantes do ano letivo que estão habilitados ao Enade (Lei 10.861/2004).

(Fonte: Portal Inep)