CPAN/UFMS e Prefeitura de Corumbá dialogam sobre atividades de cooperação mútua

Postado por: Ana Monteiro

Uma reunião cuja palavra de ordem foi “diálogo” aconteceu no dia 27 de maio, à tarde, no Câmpus do Pantanal, entre membros do CPAN/UFMS e o prefeito e a vice-prefeita de Corumbá, Paulo Duarte e Márcia Rolon, a fim de tratar de assuntos relativos ao desenvolvimento de Projetos científicos de cooperação mútua nas mais diversas áreas: Educação, Saúde, Meio Ambiente, Transporte Coletivo, Economia Solidária, Moradia estudantil, Atendimento ao (i)migrante, Infraestrutura urbana, Segurança Pública, entre outros.

Para o prefeito Paulo Duarte, a Universidade e a sociedade local devem “trabalhar de forma integrada” em prol da população, devem ainda buscar alternativas como o diálogo para que a realidade local seja transformada em casos de sucesso. “Providenciarei que os Secretários Municipais venham até o Câmpus para discutir as demandas de cada área de forma específica”.

Segundo Professor Edgar Aparecido da Costa, Diretor do CPAN/UFMS, esta é mais uma oportunidade de mostrar que a “Universidade está sempre de portas abertas para a comunidade onde está inserida, caso contrário, não cumpriria com sua função social de  transformar e melhorar as realidades locais e globais, produzindo conhecimento e aplicando-o na prática.”

Todas as partes – CPAN/UFMS, representado pelos docentes coordenadores de Cursos e PREFEITURA de Corumbá – manifestaram suas demandas livremente e foram ouvidas.

O CPAN/UFMS já mantém Acordo de Cooperação firmado com a Prefeitura de Corumbá para oportunizar estágio de complementação educacional nos órgãos do Poder Executivo municipal aos acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação mantidos pela Universidade, além de proporcionar treinamento prático para o aperfeiçoamento técnico e científico e relacionamento humano de docentes, discentes e servidores de ambas as instituições.

Outros Acordos de Cooperação estão em tramitação e em breve serão divulgados.

???????????????????????????????