2º via do Diploma

Procedimento para a solicitação da 2ª via do diploma:

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMISSÃO DA 2ª VIA DO DIPLOMA:
1. Boletim de Ocorrência, se extraviado ou roubado; ou a 1ª via do diploma, se estiver danificado ou precisar alterar dados;
2. Guia de Recolhimento da União (GRU), paga no valor de 130,00:
2.1. Acesso em: https://recolhimento.ufms.br/recolhimento/publico;
2.2. Submenu: Registro de Diploma e Certificado;
2.3. Item: Registro de Diploma Expedido pela UFMS e Demais Instituições Particulares (2ª via);
2.4. Gerar, preencher, pagar no Banco do Brasil e anexar o comprovante ao requerimento acadêmico, que veremos a seguir.
3. Certidão de Nascimento, se solteiro; ou de casamento, se casado ou divorciado;
4. Carteira de Identidade (RG), não servindo outro documento de identificação para este fim, em atendimento ao inciso III, art. 12, Cap. II da Portaria 1.095/2018 do Ministério da Educação;
5. Comprovante do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
6. Título de Eleitor.

COMO REQUERER:
1. Acessar o portal: www.prograd.ufms.br;
2. Selecionar o item: Requerimento acadêmico;
3. Na tela seguinte, clicar em “Ex-aluno”;
4. Preencher todos os dados;
5. Selecionar o tipo de requerimento: “Solicitação de 2ª via de Diploma”
6. Inserir escaneados os documentos originais acima descritos no formato PDF colorido.

O solicitante receberá por e-mail instruções para emissão do diploma no formato digital em virtude de não serem mais emitidos diplomas físicos. O Diploma Digital será emitido com certificação digital do padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), para garantir autenticidade, integridade, confiabilidade, disponibilidade, rastreabilidade e validade jurídica e nacional ao documento.

Conforme os artigos 18, 19 e 20 da Portaria nº 1.095/2018 do Ministério da Educação, o prazo legal para a entrega do documento é de 60 dias, prorrogável por igual período, após o recebimento do processo na Secretaria de Registro de Diplomas (SERED/DIGAB/RTR/UFMS).

Os documentos pessoais devem ser digitalizados de forma legível e nítida.

Observação:
1 – No caso de diploma danificado, rasurado ou em caso de alteração de nome/sobrenome, além dos documentos já citados, o diploma original deverá ser entregue na Secretaria de Acompanhamento Acadêmico.

2 – Já no caso de diploma extraviado, é necessário anexar ao Requerimento Online o Boletim de Ocorrência policial, devidamente assinado ou com validade digital;

Para acessar o Siscad (https://siscad.ufms.br/), haverá um dispositivo de cadastro e/ou recuperação de senha. Você terá acesso ao Diploma Digital e Histórico Escolar.
Em caso de problemas de acesso ao Siscad, orientamos entrar em contato com a Agetic pelo e-mail suporte.agetic@ufms.br.