Campus do CPAN participa de parceria nacional para proteção do patrimônio arqueológico diante das mudanças climáticas

Postado por: Luana Cristina da Silva Campos

O campus do CPAN reafirma seu compromisso com a valorização do patrimônio cultural por meio de sua participação em uma importante iniciativa de cooperação entre IPHAN e instituições de ensino superior. A Unicamp assina acordo de cooperação técnica para o projeto “Governança integrada e compartilhada do patrimônio arqueológico no contexto de mudanças climáticas”.

Essa iniciativa conta também com a parceria da UFMS e do IFMS, visando desenvolver ferramentas tecnológicas para identificação e proteção de sítios arqueológicos em risco por efeitos das mudanças climáticas — como chuvas intensas, aumento de temperatura e eventos extremos.

No âmbito desta parceria, o CPAN participa com o Laboratório de Estudos em Computação – LECO, coordenado pela Prof.ª Lucineide Silva, que estará à frente da parte de infraestrutura tecnológica, integração de dados e desenvolvimento de soluções digitais. O LAPAN, sob coordenação da Prof.ª Luana Campos, também assume papel ativo no mapeamento e análise dos sítios no bioma do Pantanal. Além disso, por meio do desenvolvimento de tecnologia participa o Laboratório de Informática Aplicada e Desenvolvimento de Software (LIADS), do IFMS‑Campus Corumbá, coordenado pelo Prof. Anderson Neves.

A participação da unidade do CPAN reforça o caráter interinstitucional, técnico e local desta ação que busca não apenas gerar conhecimento acadêmico, mas também produzir instrumentos práticos para a gestão pública do patrimônio cultural. Conforme previsto, serão elaborados sistemas de mapeamento digital para cruzar dados arqueológicos com variáveis ambientais, identificando áreas prioritárias para intervenção e salvaguarda.

Por meio desta ação, espera-se contribuir para o fortalecimento do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC) e gerar diretrizes e protocolos que possam ser replicados em diferentes biomas brasileiros. A iniciativa reafirma que a proteção do patrimônio cultural é também uma questão de adaptação e resiliência frente às transformações ambientais em curso.

Convidamos toda a comunidade acadêmica, estudantes, pesquisadores e técnicos interessados a acompanhar os desdobramentos deste projeto e a colaborar com essa missão de preservar nossa história e memória.