UFMS e Secretaria de Educação de Corumbá promovem Seminário de Modalidades Paralímpicas

Postado por: Andre Luis Kuhn

Nos dias 23 e 24 de outubro de 2025, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Corumbá e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), realizará o Seminário de Modalidades Paralímpicas. O evento será presencial, com 100 vagas disponíveis e carga horária de 16 horas, e marca mais um passo importante na promoção da inclusão no esporte escolar.
Voltado a profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Corumbá, o seminário integra um acordo de cooperação e busca ampliar o conhecimento sobre práticas inclusivas na Educação Física.

Programação
A abertura será conduzida pelo Prof. David Farias Costa, que apresentará os programas e projetos do Comitê Paralímpico Brasileiro. Em seguida, estão previstas aulas sobre Educação Física Escolar para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ministrada pelo Prof. André Schliemann, e sobre Educação Física Escolar para estudantes com Síndrome de Down, com o Prof. Fabio Bertapelli.

No segundo dia, os participantes terão aulas teóricas e práticas sobre três modalidades paralímpicas: Bocha, com o Prof. Walas Viana; Vôlei Sentado, com o Prof. Danilo Novaes; e Goalball, com o Prof. Ricardo Aparecido de Oliveira.

Pré-requisitos e inscrições
Para participar, é necessário ter concluído os cursos online disponibilizados pelo CPB:
Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte – disponível em https://tinyurl.com/3x44n4e3
Educação Física e Esporte para Estudantes com Síndrome de Down – disponível em https://tinyurl.com/m4wfbent
Educação Física Escolar e Autismo: Estratégias e Inclusão – disponível em
https://tinyurl.com/vk8rf86k

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 22 de outubro de 2025, às 15h, pelo link: clique aqui [https://www.educacaoparalimpica.org.br/enrol/index.php?id=601].

Local
O seminário será realizado em Corumbá, na Rua Poconé, Universitário – CEP 79304-140.

Realização e apoio
O evento é uma iniciativa da UFMS, da Secretaria Municipal de Educação de Corumbá e do Comitê Paralímpico Brasileiro, com apoio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e patrocínio das Loterias CAIXA, CAIXA e Governo Federal.