Diálogos sobre Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas
Em evento realizado no dia 18 de agosto, no auditório da Fecomércio em Palmas, o Governo do Tocantins, em parceria com o Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), deu início a uma ampla jornada de diálogo e valorização dos bens culturais do estado. A cerimônia de abertura integrou a programação da Semana do Patrimônio, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação cultural e fortalecer a cooperação entre instituições e comunidade.
Um dos destaques foi a palestra da Dra. Luana Campos, que apresentou reflexões sobre os impactos das mudanças climáticas no patrimônio cultural. A pesquisadora destacou que a intensificação de eventos climáticos extremos amplia os riscos à conservação de acervos materiais e imateriais, exigindo novas estratégias de preservação. Segundo ela, “é extremamente importante ocuparmos os espaços para divulgação da importância do tema do patrimônio cultural e mudanças climáticas, que tem na UFMS um protagonista, juntamente com o Icomos Brasil e o Iphan”.
Participaram também representantes de diversas instituições, entre eles o Iphan, o MinC, a Secult e a comunidade em geral, que reforçaram a necessidade de escuta, diálogo e atuação conjunta para avançarmos nas políticas de preservação do patrimônio cultural. A programação segue até 22 de agosto com palestras, oficinas e atividades abertas ao público.
