“SIMDROP – I Simpósio sobre Drogas e Proibicionismo: Saberes, Política, Cuidados Humanizados e Resistência no Pantanal,promove debate crítico sobre drogas e políticas públicas no Pantana l

Postado por: Ronny Machado De Moraes

Organizado pelo GEPEDA – Grupo de Estudos sobre Drogas e Adicção, o I Simpósio sobre Drogas e Proibicionismo: Saberes, Política, Cuidados Humanizados e Resistência no Pantanal (SIMDROP) será realizado nos dias 11 e 12 de setembro, na UFMS – Campus do Pantanal (CPAN), em Corumbá (MS), reunindo estudantes, docentes, profissionais, especialistas, movimentos sociais e comunidades tradicionais. O evento propõe discutir, de forma interdisciplinar e participativa, as políticas de drogas e seus efeitos sociais.
Com foco em uma abordagem crítica e dialógica, o SIMDROP contará com mesas-redondas, rodas de conversa e debates abertos ao público, abordando temas como a guerra às drogas, estratégias de redução de danos, usos terapêuticos e religiosos de substâncias psicoativas, fitocanabinoides e a chamada “renascença psicodélica”.
Serão dias intensos de trocas e reflexões, que mobilizarão a comunidade acadêmica e a população local, valorizando os saberes populares e tradicionais, em contraponto ao modelo proibicionista vigente. A programação também inclui intervenções culturais e artísticas.
O evento se ancora em referenciais como Henrique Carneiro e Sidarta Ribeiro, que ampliam o olhar sobre as drogas a partir de dimensões históricas, sociais, culturais e neurocientíficas.
Mais que um encontro acadêmico, o SIMDROP pretende fortalecer redes de cuidado, resistência e justiça social, promovendo práticas e políticas públicas comprometidas com a redução de danos e a dignidade humana.

As inscrições serão abertas em breve. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.

Acompanhe os canais oficiais para garantir sua presença:
Instagram: https://www.instagram.com/simdrop.2025?igsh=ejkxdTNjZWZtMHcw