Em que cidade queremos viver? Esse é o tema do InovaCorumbá – Fórum de Participação Social e Democrática

Postado por: Anderson Luís

No período de 13 a 15 de agosto de 2025, o Observatório de Inovação Social da Fronteira (https://obisfron.com.br/), programa de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal, realizará o evento “InovaCorumbá – Fórum de Participação Social e Democrática”.

Partindo da pergunta “Em que cidade queremos viver?”, o objetivo do evento é fortalecer a participação cidadã na co-criação de demandas e políticas públicas na esfera municipal, por meio da realização de quatro Grupos Temáticos:

– Direitos das Comunidades Quilombolas (13/08, período matutino)
– Arborização Urbana e Educação Ambiental (13/08, período vespertino)
– Fortalecimento da Agricultura Familiar (14/08, período matutino)
– Direitos das Mulheres (14/08, período vespertino)

Ao final, todas as propostas serão compiladas e entregues em formato de relatório técnico à Prefeitura Municipal de Corumbá, durante cerimônia que acontecerá no dia 15/08, às 17h, seguida da realização da IV Feira Ecossocial.

Segundo a professora Vivian da Veiga (UFMS), trata-se de um evento que coloca a universidade como parceira e aprendiz da comunidade, pois a participação é aberta a toda a sociedade corumbaense. A participação popular é essencial para fortalecer a democracia e garantir políticas públicas mais justas, efetivas e conectadas com a vida real.

Além dos Grupos de Trabalho, o evento contará com palestras, rodas de conversa, lançamento de livros e diagnósticos, formação de professores e a já mencionada IV Feira Ecossocial, conforme programação detalhada abaixo.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/cXnx1pzrpLQvwW256

O evento conta com financiamento da Fundect (PAE 2025) e apoio institucional do SEBRAE, Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Embrapa Pantanal, Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal, Sauá Consultoria Ambiental, Fundação do Meio Ambiente de Corumbá, Secretaria Executiva de Agricultura Familiar de Corumbá e Observatório de Inovação Social de Florianópolis.

O que: InovaCorumbá – Fórum de Participação Social e Democrática
Quando: 13 a 15 de agosto de 2025
Local: SEBRAE – Avenida Rio Branco, 1180
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/cXnx1pzrpLQvwW256

 

PROGRAMACAO