Cursinho Popular PET/CPAN inicia nova edição com recorde de inscritos e aula inaugural sobre atualidades

Postado por: Ronny Machado De Moraes

O Cursinho Popular PET/CPAN iniciará uma nova edição no dia 5 de julho de 2025, dando continuidade a uma história de aproximadamente dez anos de dedicação à democratização do acesso ao ensino superior. O projeto de extensão é uma iniciativa gratuita, promovida pelo Grupo PET Conexões do Campus do Pantanal da UFMS, sob a coordenação do professor Ronny Machado de Moraes, do curso de Psicologia.

Nesta edição, o cursinho bateu um recorde de inscritos: foram 101 candidaturas em menos de 24 horas após a divulgação, das quais 92 foram validadas. As inscrições ocorreram via formulário online divulgado pelo Instagram. A segunda etapa do processo será realizada presencialmente, com convocação por e-mail.

A aula inaugural acontecerá no dia 28 de junho, às 8h30, na UFMS/CPAN, e será ministrada pelo professor Dr. Tássio Bezerra, coordenador do curso de Direito. O tema será “O conflito Ucrânia e Rússia”, inserido no eixo de atualidades.

O curso será oferecido no formato semiextensivo, com aulas presenciais aos sábados, nos períodos matutino e vespertino. As atividades ocorrerão no Campus do Pantanal e serão ministradas por acadêmicos, egressos e professores voluntários de diversos cursos da UFMS. Em 2024, o projeto retornou ao formato totalmente presencial, após ter sido remoto entre 2020 e 2022, e semipresencial em 2023.

Com foco preferencial em estudantes de escolas públicas de Corumbá e Ladário, com renda familiar de até três salários mínimos, o cursinho tem como objetivo principal contribuir com a formação de qualidade para jovens da região.

Segundo a petiana Mayara Vitória Souza das Neves, estudante de Psicologia e uma das responsáveis pelo projeto, “Espero que o cursinho cumpra com o objetivo de oportunizar o auxílio que os alunos precisam para se prepararem para o ingresso no ensino superior.”

Ao todo, 12 petianos estarão envolvidos diretamente na realização do cursinho, que contará com 280 horas de atividades, incluindo planejamento, seleção de professores, acompanhamento das aulas e produção de um relatório final.