Projeto do CPAN é aprovado no CNPq

Postado por: Anderson Luís

Coordenado pelo professor Anderson Luís do Espírito Santo, o projeto “Rede Colaborativa para favorecer a inovação social na ciência e nas políticas públicas”, foi aprovado no edital MCTI/CNPq n.º 16/2024 (Apoio a projetos internacionais de pesquisa científica, tecnológica e de inovação). Os recursos permitirão a formação de 2 pesquisadores no exterior (pós-doutorado no México e EUA) e trazer pesquisadores internacionais referência em inovação social e política pública para o Brasil.

O projeto parte dos trabalhos do Observatório de Inovação Social da Fronteira – OBISFRON (https://obisfron.com.br/) e foi elaborado em parceria com o Observatório de Inovação Social de Florianópolis e com o Laboratório de Inovação Social e Sustentabilidade (LISS), ambos ligados a Universidade do Estado de Santa Catarina. Este projeto contribui diretamente para o fortalecimento da internacionalização da UFMS e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços, devido à interação com outras universidades e com a formação discente, pois várias dissertações e pesquisas do programa integram a proposta.

Mais informações podem ser acompanhadas no: https://www.instagram.com/neisf.ufms/

Objetivo do projeto: Este projeto se propõe a consolidar uma rede nacional e internacional de centros de pesquisa de referência em inovação social e políticas públicas, envolvendo instituições das quatro regiões do Brasil, da América Latina (Argentina e México), da América do Norte (Canadá e Estados Unidos) e da Europa (da Alemanha, França e Espanha). Essa cooperação visa promover a coprodução de conhecimento e facilitar o intercâmbio de metodologias e aprendizagens em pesquisa colaborativa e engajada sobre inovações sociais no contexto do Antropoceno.