Programação científica do Integra UFMS 2024
De 21 a 25 de outubro, será realizado na Cidade Universitária o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul, o Integra UFMS. Além das apresentações dos 1,8 mil trabalhos aprovados, uma programação especial foi preparada com palestras, oficinas e visitas técnicas aos laboratórios e espaços de ensino e pesquisa da UFMS. O Campus do Pantanal (CPAN) estará presente no evento, com 116 trabalhos aprovados.
Todas as atividades são gratuitas, abertas à comunidade, e os interessados já podem se inscrever nesta página. Estudantes, professores, técnicos-administrativos e egressos que tiveram os trabalhos aprovados também já podem conferir os locais e horários das sessões técnicas aqui.
Conforme a diretora da Escola de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte e coordenadora geral do Integra UFMS, Liana Dessandre Duenha, todas as ações foram propostas por servidores da Universidade e organizadas por uma comissão para atender tanto ao público da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS), composto por alunos e professores da Rede Básica de Ensino, quanto ao público universitário. “São aproximadamente 40 palestras e oficinas, além de mais de 50 visitas técnicas a laboratórios e espaços físicos de ensino e pesquisa da UFMS”, aponta.
Na programação, três palestras em destaque serão realizadas presencialmente, mas terão também transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS. O intuito é ampliar o acesso às informações trazidas pelas pesquisadoras.
A abertura na segunda-feira, 21, terá a participação da diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Juana Nunes Pereira, que irá ministrar a palestra Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica. A solenidade será a partir das 18h no Teatro Glauce Rocha.
Na terça-feira, 22, a pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Andressa Alves Machado da Silva, irá falar sobre O desenvolvimento de pesquisa interdisciplinar no LNCC. A palestra será no auditório 1 do Complexo Multiuso 1, a partir das 18h. “Irei abordar a importância da modelagem computacional no desenvolvimento de pesquisas que integram diferentes áreas do conhecimento, com destaque ao LNCC, um centro de excelência no Brasil, especializado em computação de alto desempenho. Vou apresentar um exemplo específico de pesquisa interdisciplinar na área de identificação de danos estruturais, que utiliza simulações numéricas avançadas para detectar e avaliar danos em estruturas. Por fim, também vou abordar pesquisas atuais na área de aprendizado de máquina e saúde, um estudo que está em desenvolvimento na International School of Game”, informa a pesquisadora.
Na quarta-feira, 23, o tema abordado pela professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisadora da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, Marcia Begalli, será Uma breve jornada pela Física das partículas elementares. A palestra será no auditório 2 do Complexo Multiuso 1, a partir das 14h.
A coordenadora do Integra UFMS 2024 observa que, durante a Fetec-MS, a Universidade deve receber a visita de aproximadamente dois mil alunos da Educação Básica. “Essa é uma excelente oportunidade para que todos nós da UFMS possamos recebê-los de braços abertos, mostrar o que temos de melhor em termos de produção acadêmica e incentivá-los a seguir pelo caminho da educação e da ciência, ajudando a mudar o futuro do nosso Estado”, finaliza.
Todas as informações sobre o Integra UFMS 2024 podem ser acessadas na página do evento.
Texto: Ariane Comineti