Livro sobre o Banho de São João é lançado

Postado por: VITÓRIA BATISTA BRAGA
No dia 24/6, dia de São João Batista, foi lançado o livro “Corumbá e o Banho de São João: História e Cultura”, publicado como Livro Paradidático pela “Coleção NEISF Educacional”, que integra a agenda de pesquisa do Núcleo de Estudos de Inovação Social da Fronteira (NEISF), laboratório do Campus do Pantanal.

Segundo o professor Douglas Voks (autor do livro, pesquisador do NEISF e professor do curso de História), esse projeto começou com uma constatação: apesar da sua grandiosidade e de o banho de São João de Corumbá ter se tornado Patrimônio Histórico Imaterial, ao indagar os estudantes da educação básica sobre o conhecimento dessa manifestação cultural, verificou-se que eles desconhecem a história, não sabem por que isso ocorre anualmente, enxergam o período apenas como festa ou, nem mesmo gostam dessa manifestação. Isso tudo é preocupante, afinal, para salvaguardar o São João enquanto patrimônio e até explorá-lo através do turismo, temos, como condição obrigatória, que manter acesa a sua tradição – fortalecer o seu conhecimento e a sua identidade no território – e isso demanda o seu ensino na escola para além dos momentos já bem trabalhados do festejo, tais como organizar um arraial de São João, prática comum nas escolas corumbaense.

Dessa constatação, o incômodo surgiu quando se verificou a inexistência de materiais didáticos para trabalhar o São João de Corumbá em sala de aula, tendo apenas algumas cartilhas, com foco em potencializar o turismo, e alguns artigos científicos e dissertações, que não possuem uma linguagem de fácil aplicação para ser trabalhado em sala de aula. Assim, esse livro servirá de apoio para que professores(as) possam ter um material de qualidade, atrativo e pedagógico, permitindo que a temática seja trabalhada no período junino, além das tradicionais festas promovidas pelas escolas.

Esta 2ª edição apresenta o Banho de São João como uma manifestação Cultural. Traz um olhar atento e pedagógico para o sincretismo religioso, chamando atenção para o racismo religioso e buscando contribuir para as manifestações em torno de Xangô, já presentes nesse território. Por fim, o livro traz várias imagens, atividades e conceitos para ser trabalhado dentro da sala de aula.

Este projeto é uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Inovação Social da Fronteira (NEISF), laboratório da UFMS-CPAN. Financiamento: Fundect; CNPq; UFMS.

O livro está disponível abaixo

UFMS banho-de-sao-joao-1_compressed-1