Famílias: do direito à adoção como experiência sócio afetivas

Postado por: VITÓRIA BATISTA BRAGA

Aconteceu na noite de 18 de junho de 2024, nas dependências do auditório Salomão Baruki o segundo encontro do Projeto de Extensão “Cafés Pedagógicos – Rodas dialógicas de escutas e formação de professoras/es. Na ocasião, tivemos a alegria de ter um público de aproximadamente 130 pessoas.
O Projeto de Extensão vinculado ao Ateliê: Grupo de Estudos em Narrativas Cotidianos e formação de professores (coordenados pelos docentes Dr. Leandro Costa Vieira e Dr. Alexandre Cougo de Cougo), tem ganhado força nas propostas extensionistas defendidas pelo grupo, que são as relações de trocas, de vivências horizontalizadas entre universidade e comunidade pantaneira em geral.
O Projeto está sob coordenação do professor Alexandre Cougo, com a colaboração das docentes Dra Elaine Gomes Ferro, Dra. Rosimara Silva Correia e do docente D. Leandro Costa Vieira, e organização de discentes do Curso de Pedagogia vinculados ao Projeto, e Professores colaboradores da Rede de educação básica.
A Roda de conversa que buscou como essência o diálogo sobre adoção teve como convidadas/o Profa. Jusley Sousa; Profa. Maria Emília Fernandes; Assistente Social Mariana Dourado e Presidente do GAAP Cleverson Costa.
Falar sobre adoção como elemento que se faz presente nas diferentes nuances sociais as quais vivenciamos diariamente é entender o sentido formativo, educativo e sensível sobre um aspecto que não se faz a partir da genética, mas que nasce do querer, do desejo e da amorosidade em ser pai ou mãe, mas com compreensão ampla de que o direito à adoção é legalmente estabelecido pelo ECA e pela Constituição Federal como direito inalienável da criança e do adolescente, tendo na figura de pai ou mãe adotivos, aqueles que irão ter o zelo e cuidado para/com esta criança.
Diante das múltiplas discussões, se avalia que o Projeto tem correspondido à responsabilidade social que a universidade, que o Grupo Ateliê e o curso de Pedagogia do Campus do Pantanal tem com a comunidade, por meio das rodas de conversa/formação.
Agradecemos a todas/os estudantes envolvidos, professores e ao público presente, desde a comunidade acadêmica, a comunidade externa à UFMS/CPAN.
Em agosto teremos nosso terceiro encontro.
Aguardem…