Cafés Pedagógicos – rodas dialógicas de escutas e formação de professores

Postado por: VITÓRIA BATISTA BRAGA

O projeto de extensão Cafés Pedagógicos – rodas dialógicas de escutas e formação de professores, vinculado ao Ateliê – Grupo de Estudos em Narrativas, Cotidianos e Formação de Professores e ao Laboratório de Estudos Pedagógicos Interdisciplinares – LaEPedI, está em seu terceiro ano de execução e desta vez modificado, deixando de ser um projeto de Ensino para se constituir enquanto ação de Extensão e visando atender um público externo de outras instituições de educação básica e superior e a comunidade corumbaense e ladarense de uma forma geral, além da própria comunidade acadêmica do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Neste ano a projeção é que sejam realizadas quatro rodas de conversas com temas emergentes contemporâneos que atravessam os espaços e tempos da docência, da escola e da sociedade, e que interrogam cada vez mais intensamente os currículos, as culturas escolares e as práticas educativas.

A segunda roda dialógica terá como tema “Famílias: do direito à adoção como experiência sócio afetiva” e acontecerá nesta terça-feira, dia 18 de junho, às 18 horas e 30 minutos, no Auditório Salomão Baruki, localizado na Unidade II do CPAN (Rua Poconé, s/n).

Estarão participando os seguinte convidados: Professora Jusley Monteiro de Sousa (Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá); Assistente Social Mariana Gonçalves Dourado (Fórum Comarca de Corumbá); Professora e Psicóloga Maria Emília Benevolo Fernandes (Diretora da Escola Curumim); e Cleverson Costa (Presidente – GAAP _ Grupo de Apoio a Adoção do Pantanal). A apresentação e mediação dos diálogos estará sob a responsabilidade do Professor Doutor Leandro Costa Vieira, Docente junto ao Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPAN/UFMS).

As inscrições serão feitas no próprio local, minutos antes do início da ação. Da mesma forma, haverá emissão de certificados aos participantes do evento.

No decorrer deste encontro a equipe do projeto estará recebendo no saguão do Auditório Salomão Baruki doações para as vítimas dos incêndios na região do Pantanal. Poderão ser doados: água, alimentos não perecíveis, soro fisiológico, nebulizadores, artigos de higiene pessoal, entre outros. As doações entregues serão repassadas as equipes que levarão tais doações as famílias atingidas.

A coordenação do projeto, na responsabilidade do Professor Alexandre Cougo, do Curso de Pedagogia, espera que toda a comunidade participe deste importante diálogo sobre adoção, considerados os aspectos do direito de crianças, adolescentes e jovens e os modos como a escola e comunidade em geral vislumbra o acolhimento e relações com as famílias, percebida a sua diversidade na conjuntura atual de sociedade.