Professores do CPAN são contemplados com Bolsa Produtividade Fundect/CNPq

Postado por: VITÓRIA BATISTA BRAGA

Em 2023 o CNPq lançou a Chamada CNPq Nº 09/2023 para concessão de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr). Diversos pesquisadores do Brasil submeteram propostas que foram aprovadas, tiveram o mérito reconhecido, porém não foram contempladas em decorrência da falta de recursos financeiros pelo CNPq.

Desta forma, a Fundect em parceria com o CNPq publicou a Chamada Especial Fundect/CNPq 15/2024 – Bolsas de Produtividade Estaduais Fundect/CNPq, na qual os pesquisadores que foram selecionados e não contemplados na Chamada CNPq 09/2023 puderam apresentar suas propostas de pesquisa.

No Câmpus do Pantanal, o professor Aguinaldo Silva e as professoras Bárbara Amaral Martins e Luana Cristina da Silva Campos tiveram as propostas aprovadas e serão comtemplados com as Bolsas de Produtividade Estadual Fundect/CNPq com a duração de até 36 (trinta e seis) meses, além do respectivo auxílio à pesquisa (taxa de bancada) na forma recursos para despesas de custeio e capital.

O professor Aguinaldo Silva, atualmente é Diretor do Câmpus do Pantanal e atua no curso de Geografia (CPAN) e nos Programas de Pós-Graduações em Geografia (CPTL), Recursos Naturais (CG) e em Estudos Fronteiriços (CPAN) aprovou o projeto “Análise multidisciplinar das mudanças ambientais e hidrossedimentares Quaternárias no Pantanal Sul-Matogrossense”. Para o professor Aguinaldo, “a concessão da Bolsa PQ Fundect/CNPq representa o reconhecimento pelas pesquisas que vem desenvolvendo no Pantanal na área da Geomorfologia Fluvial, que tem contribuído para fomentar a formação de recursos humanos para o Estado”.

A professora Luana Cristina atua no curso de História no CPAN e aprovou o projeto “Os sítios de aterros no Pantanal e sua relação com as mudanças climáticas no Holoceno”. A professora Luana destaca que “enquanto mulher negra e de família pobre, tive muitos desafios para alcançar o cargo de docente em uma universidade pública. Ter o meu trabalho reconhecido, ainda no estágio probatório, com uma bolsa de produtividade só mostra que todo o esforço foi válido e que estou no caminho certo. Esse reconhecimento me impulsiona a trabalhar cada vez mais em prol da ciência.”

A professora Bárbara Amaral Martins, que atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação no CPAN, teve aprovado o projeto “Estudantes com altas habilidades no ensino superior e variáveis não-cognitivas: personalidade e grit”. Para a professora Barbara, “a bolsa produtividade representa o reconhecimento da dedicação à pesquisa e a valorização da produção científica, contribuindo, indubitavelmente, para a motivação intrínseca e extrínseca de quem a recebe”.

A professora Maria Lígia Rodrigues Macedo, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMS, destaca a importância do Edital Fundect/CNPq em comtemplar os pesquisadores de Mato Grosso do Sul que se destacam com reconhecimento e produção cientifica. Para ela, a atitude da Fundect de reconhecer os talentos e dedicação dos nossos pesquisadores, contribui para o desenvolvimento da ciência do Estado.

O edital da Fundect/CNPq contemplou 43 novos pesquisadores da UFMS com a bolsa. O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, irá investir um total de R$ 5.443.200,00 o que garantirá, a continuidade das atividades de pesquisa científica e de inovação no Estado, contribuindo para que profissionais altamente qualificados estendam os trabalhos em grupos e redes de pesquisa em todas as áreas do conhecimento.