Projeto “Conhecendo a cultura material e documentação” retorna as atividades em 2024

Postado por: VITÓRIA BATISTA BRAGA

O projeto “Conhecendo a Cultura Material e Documentação” é uma iniciativa fascinante que oferece aos alunos uma janela para o passado através de experiências práticas e interativas. Localizado na Unidade III da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no porto, este projeto proporciona uma imersão única na rica história e arqueologia do Pantanal.

Os participantes têm a oportunidade de visitar a sala de Exposição do Laboratório de Arqueologia do Pantanal, onde podem ver de perto artefatos e descobertas que contam a história deste ecossistema único. Além disso, o Núcleo de Estudos Regionais do curso de História abre suas portas para revelar documentos e pesquisas que destacam a importância cultural e histórica da região.

As oficinas de cerâmica e escrita antiga são particularmente notáveis, pois não apenas educam os alunos sobre as técnicas tradicionais, mas também permitem que eles se envolvam ativamente na criação de suas próprias peças e manuscritos, conectando-os de forma tangível ao passado.

Para escolas e grupos interessados, é possível agendar uma visita e garantir uma experiência educacional enriquecedora para até 30 alunos por vez. Este é um exemplo excelente de como a educação pode ultrapassar os limites da sala de aula tradicional e inspirar uma nova geração a valorizar e preservar o legado cultural e histórico.

Para mais informações ou para agendar uma visita, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3234-6224 ou pelo e-mail mayara.torres@ufms.br. É uma oportunidade imperdível para educadores e alunos explorarem a história viva do Pantanal e participarem de uma jornada de  descoberta e aprendizado.