Prof. Dr. Mateus Betanho Campana representou a UFMS e o Brasil em um evento internacional de Rugby em Cadeira de Rodas

Postado por: VITÓRIA BATISTA BRAGA

Mais uma vez o Prof. Dr. Mateus Betanho Campana, docente do curso de Educação Física no CPAN representou a UFMS e o Brasil em um evento internacional de Rugby em Cadeira de Rodas. Dessa vez o Prof. Mateus esteve em Santiago, Chile, entre os dias 15 e 24 de novembro para atuar como árbitro nos Jogos Parapan Americanos Santiago 2023.

Além de docente do CPAN/UFMS e Árbitro Internacional de Rugby em Cadeira de Rodas, o Professor Mateus Campana acumula a função de Vice-presidente Administrativo da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas.

Nessa edição dos Jogos Parapan Americanos Santiago 2023, a Delegação Brasileira ficou em primeiro lugar no quadro geral, com recorde de medalhas, e dessa vez, a Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas contribuiu para esses números, ao obter a inédita medalha de bronze, feito este que estava sendo perseguido desde 2011 e que somente agora foi conquistado.

Para o Professor Mateus Campana, esses eventos internacionais trazem a oportunidade de levar os nomes da UFMS-CPAN e do Brasil para o mundo do Rugby em Cadeira de Rodas e são experiências únicas, que podem ser trazidas para o ambiente da sala de aula, especialmente nas disciplinas voltadas à inclusão, mostrando que boa parte dos limites são autoimpostos, ou seja, nós mesmos nos limitamos.

Durante o Parapan de Santiago, o Professor Mateus Campana também pode dialogar com outras pessoas também envolvidas na modalidade, que atuam em Universidades dos Estados Unidos e do Canadá, iniciando conversas para parcerias internacionais com foco em pesquisas relacionadas à Educação Física Adaptada.

O professor destaca que “Novamente tive a oportunidade de conhecer pessoas de outros lugares do nosso planeta e de aprender um pouco sobre suas culturas, diferenças e familiaridades com o que temos no Brasil, o que pode nos ajudar no processo de desenvolvimento de estratégias de estudos e pesquisas dentro da grande área das atividades físicas adaptadas”.

Além disso tudo, a jornalista Luciana Quaresma, da Radio França Internacional, entrevistou nosso docente, e você pode ler a reportagem no link https://rfi.my/A8Hv.