A professora Rosangela Villa da Silva faz 37 anos de serviço no Câmpus do Pantanal e agradece à UFMS.

Postado por: VITÓRIA BATISTA BRAGA

GRATIDÃO!!

Hoje faço 37 anos de UFMS. Ingressei nessa instituição em 1986, como acadêmica  do curso de Letras Português e Inglês e, no mesmo ano, tomei posse no concurso para servidora técnico-admistrativa. Em 1997, com o Título de Mestrado em Letras pela Unesp,  fui aprovada em concurso para Professora Assistente; em 2003, ao obter o título de Doutora em Letras, também pela Unesp, com estágio na Universidade de Coimbra/Portugal, passei a ser professora Adjunta e, em 2011, fui promovida por mérito ao cargo de Professora Associada. Mais recentemente, em 2021, após ser aprovada por Banca de avaliação de mérito acadêmico nas atividades de ensino,  pesquisa, extensão e representação, passei a ter o cargo de Professora Titular.

Tem sido escrita assim, degrau a degrau, uma  trajetória cheia de momentos desafiadores e de realizações,  transpondo com garra, amor e alegria cada etapa.  Cada dia tem valido muito a pena!!

Agradeço por essa trajetória de aprendizados, crescimento intelectual e sucesso: a Deus, Senhor da minha vida e força da minha fé; aos meus pais, exemplos de amor e resiliência a serem seguidos; ao meu filho, pela compreensão e carinho em todas as vezes que precisei deixá-lo para poder trabalhar.

Reverência e gratidão à UFMS, pelo espaço de estudo e incentivo à progressão na carreira.

Aos meus queridos alunos e ex-alunos, para os quais dediquei todos esses anos e com quem aprendi no dia a dia do percurso. Tenho maior orgulho em ver muitos de vocês, egressos da Graduação e ex-orientandos de Mestrado, bem colocados no mercado de trabalho.

Nosso caminho foi perfumado de atividades extra-classe: viagens de intercâmbio com a Universidade Autônoma Gabriel René Moreno, em Santa Cruz, Bolívia; ao Museu da Língua Portuguesa; às cidades históricas de Minas Geras; à escola de  sala de aula multisseriada, no Passo do Lontra, no Pantanal; no Quebra Torto com Letras, nas várias edições do Festival América do Sul, que coordenamos; nos desfiles de aniversário de Corumbá, em que  nos orgulhamos de representar a UFMS, com alunos de todos os cursos do CPAN; nos lançamentos de livros de autoria e outros por mim organizados; na construção da coluna Coisas da Língua do Jornal Diário Corumbaense; na posse como titular da cadeira 6 da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul; nas muitas semanas de Letras e eventos que organizamos, algumas edições chegando a ter mais de 750 inscritos, nos obrigando a fechar as portas do anfiteatro Prof. Salomão Baruki por excesso de público; e a nossa maior conquista, a coordenação do projeto de implantação do curso de Letras Português e Espanhol no Câmpus do Pantanal, em 2007.

Bebo da fonte de todo conhecimento possibilitado em décadas por essa singular instituição. Meu amor, admiração e respeito são imensuráveis pela UFMS, referência na inclusão,  no ensino, pesquisa e extensão, dentro e fora do estado.

#37anosdeUFMS #Profissonalrealizada #Souufms #Gratidão