Observatório de Inovação Social da Fronteira é lançado!

Postado por: VITÓRIA BATISTA BRAGA
No dia 03/10, foi lançado o Observatório de Inovação Social da Fronteira (OBISFRON), uma plataforma digital e colaborativa cujo objetivo é apresentar o Ecossistema de Inovação Social (EIS) da fronteira Brasil-Bolívia, especificamente dos municípios de Corumbá e Ladário, Brasil, e de Puerto Suárez e Puerto Quijarro, Bolívia.
A mesa de lançamento do OBISFRON foi composta por Aguinaldo Silva, Diretor do Campus do Pantanal (UFMS-CPAN), Ricardo Senna, Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria do Estado de Mato Grosso do Sul de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), Amanda de Paula, líder da Central Única das Favelas de Corumbá (CUFA), neste ato representando todas as iniciativas cadastradas no OBISFRON, e por Anderson Luís do Espírito Santo, coordenador do OBISFRON. Além desses convidados, a plateia contou com a presença de alguns apoiadores institucionais, como o Sr. Odair José de Melo, Coordenador de Monitoramento do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do MS (TJMS-CSJE), Wanderson Batista, Diretor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Corumbá (IFMS) e liderança de diversas iniciativas de inovação social de Corumbá e Ladário.
O Obisfron é um programa de extensão do Núcleo de Estudos de Inovação Social da Fronteira (Neisf), do Câmpus do Pantanal (CPAN). “Um Ecossistema de Inovação Social (EIS) é um dispositivo técnico que permite compreender como ocorre a inovação social através da ação criativa e das práticas sociais de múltiplos atores, públicos, privados e da sociedade civil, que buscam enfrentar e responder aos principais problemas públicos dessa região”, explica o professor e pesquisador do Núcleo, Anderson Espírito Santo.
O pesquisador pontua que o Observatório fornece dados para pesquisas atualizados, organizados e sistematizados, que se relacionam não apenas com o momento presente, mas indicam tendências em termos das dinâmicas de inovação so

cial na fronteira. “Além da cartografia do Ecossistema de Inovação Social da Fronteira Brasil-Bolívia, pode-se ter acesso a outras informações relevantes, como as principais causas, a localização e o público-alvo. O Obisfron também já está preparado para divulgar quantificações: o que e quantos atendimentos essas iniciativas realizam. Esses dados ainda não serão disponibilizados, mas nossa meta é apresentá-los até abril de 2024. Também é possível encontrar diagnósticos e produtos obtidos a partir do OBISFRON”, explica.
O Observatório é composto pela professora Vivian Veiga, do CPAN; Douglas Voks, da Secretaria de Estado de Educação (SED-MS); Flávia Camargo, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS-NAPNE); além de nove bolsistas de iniciação científica remunerados e três voluntários, que desenvolvem suas pesquisas dentro da temática, estudantes de graduação e pós-graduação do CPAN.

Mais informações podem ser obtidas no portal obisfron.com.br