Mestrado em Estudos Fronteiriços promove aula aberta com pesquisador referência em pesquisa-ação

Postado por: secdir cpan

O curso de Mestrado em Estudos Fronteiriços do Câmpus do Pantanal realiza a aula aberta com o tema Compreendendo a pesquisa-ação e seus desafios atuais nesta sexta-feira, 22, às 19h. A aula será ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Michel Jean Marie Thiollent, e é aberta a todos os interessados. Para participar, basta acessar a transmissão.

Doutor em sociologia e economia, o pesquisador franco-brasileiro Michel Jean Marie Thiollent é reconhecido mundialmente como uma referência em pesquisa-ação, método participativo que permite ao pesquisador aprender na prática e inserir a comunidade pesquisada na discussão, para que o estudo não seja unilateral. Além disso, ele foi o responsável por trazer a discussão sobre o uso da metodologia para o Brasil.

A metodologia é utilizada para pesquisas qualitativas e pode ser aplicada em diferentes áreas que envolvam um trabalho com comunidades. É frequentemente utilizada em áreas da saúde, por exemplo, como explica a professora do curso de Direito do Câmpus Pantanal, Elaine Dupas. “Os alunos terão a oportunidade de aprender com o principal teórico do método e ouvir as atualizações que foram sendo realizadas por ele para aplicarmos a pesquisa-ação nas pesquisas atuais”, afirma.

A participação é gratuita e não é necessário realizar inscrição prévia. Os participantes terão o certificado de quatro horas.

Texto: Raquel Alves