Memória e Patrimônio Cultural do Bolsão Sul-Mato-grossense.

Postado por: secdir cpan

Você já ouviu falar do projeto “Memória e Patrimônio Cultural do Bolsão Sul-Mato-grossense”? Esse projeto é uma iniciativa da professora doutora Luana Campos, do Campus Pantanal UFMS, em parceria com alunos de psicologia e matemática do Campus Paranaíba da UFMS. O projeto tem como objetivo identificar os elementos que são considerados patrimônio cultural da região do bolsão sul-mato-grossense, a partir da memória coletiva das famílias dos alunos da educação básica. Essa pesquisa visa contribuir para a elaboração de políticas públicas de preservação e fomento à cultura local.

Para realizar esse trabalho, a equipe do projeto está desenvolvendo questionários para aplicar com alunos do ensino médio e comunidade em geral, além de usar a técnica do mapa mental com crianças das escolas municipais. Esses instrumentos vão permitir coletar dados sobre as percepções, sentimentos e valores dos participantes em relação ao seu patrimônio cultural.

O projeto já foi apresentado aos representantes públicos e professores das cidades de Paranaíba e Inocência, que serão as primeiras a receber as atividades. Durante a apresentação, foram realizadas sessões na câmara municipal de Inocência (foto) e uma oficina com os professores da rede municipal em Paranaíba (foto). A equipe do projeto também avançou no desenvolvimento da metodologia, refinando o questionário e as técnicas de estatística que serão usadas na análise dos dados.

Em breve, o projeto iniciará as suas atividades de campo, envolvendo os alunos e a comunidade nas cidades selecionadas. Fique ligado para saber mais sobre esse projeto que valoriza a memória e o patrimônio cultural do bolsão sul-mato-grossense!”