Campanha Eu Respeito de setembro tem como tema a Vida

Postado por: secdir cpan

Uma célebre canção dos Titãs afirma que “é preciso saber viver”. Estudantes vêm à Universidade diariamente em busca do aprendizado, mas em algumas situações inesperadas, é preciso o apoio de amigos, familiares e membros da comunidade universitária. Por isso, a campanha Eu Respeito de setembro tem como tema a valorização da vida. Em alusão à campanha de prevenção ao suicídio, o monumento símbolo ficará iluminado na cor amarela.

Setembro inicia com a divulgação da página de Saúde Mental da UFMS nos câmpus, como uma forma de cuidado com a comunidade universitária. A página reúne detalhes sobre os serviços de atendimento psicológico disponíveis na Instituição e na rede pública de saúde, além de orientações em casos de emergência.

Na primeira segunda-feira de setembro, 4, os processos seletivos do Vestibular e PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) abrem as inscrições. Há vagas em 125 cursos de graduação e, entre eles, duas novidades: o curso de Ciências Biológicas no Câmpus de Três Lagoas e o de Pedagogia Intercultural Indígena, no Câmpus de Aquidauana.

Também na primeira semana do mês, o programa Sou Idoso UFMS promove a mesa-redonda sobre os desafios e perspectivas para o envelhecimento saudável, no dia 5. A atividade será realizada na Cidade Universitária, às 14h30, no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, e com transmissão ao vivo para todos os câmpus pelo canal da TV UFMS.

Ao longo de setembro, Universidade preparou atividades para promover a sensibilização dos estudantes sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. Serão realizadas rodas de conversa e palestras na Cidade Universitária e nos câmpus, entre os dias 5 e 13 de setembro.

Manter o corpo em movimento é importante para a conquista de uma vida saudável, ativa e longeva. Para estimular a prática de atividades físicas entre a comunidade universitária e a população em geral, a Universidade promove a Volta UFMS e a Caminhada nos Câmpus no dia 17 de setembro. As inscrições estão abertas para crianças, adolescentes, adultos e idosos, no página

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, a Universidade promove a Jornada de Prevenção ao Suicídio. A mesa de abertura no dia 19  terá o tema “Finitude e a Integralidade do cuidado na atenção ao suicídio”, no Auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.

Após a abertura, a Jornada segue com diversas atividades na programação. Na Cidade Universitária, estão previstas mesas-redondas, rodas de conversa, oficinas e o Corredor da Saúde, com a participação de estudantes. Também estão confirmadas atividades no Câmpus de Aquidauana, de Chapadão do Sul, de Paranaíba, do Pantanal e de Três Lagoas.

A cultura é importante para a vida em sociedade e ainda está relacionada à formação pessoal, moral e intelectual. O Festival Mais Cultura chega a mais uma edição em setembro, entre os dias 26 e 30. A programação será divulgada em breve, com apresentações artísticas e culturais, oficinas e palestras, para as comunidades interna e externa.

Profissionais da área da saúde e as comunidades interna e externa debatem a Política de Saúde Integral da Pessoa Trans, no dia 28, na Cidade Universitária. O evento tem parceria com a Subsecretaria de Políticas LGBTQIA+ do Estado de Mato Grosso do Sul.

As pautas relacionadas às mulheres e à população LGBTQIA+ também serão tema de debates na Cidade Universitária, com o  5º Simpósio de Gênero e Sexualidade, entre os dias 27 e 29. A programação inclui conferências, palestras, grupos de trabalho e debates.

O Câmpus de Naviraí também tem programação voltada à cultura, com atividades do projeto “Live Take 1: Cinema e Negritude”, no dia 29. A comunidade universitária é convidada a participar de um debate sobre racismo a partir do filme “Uma noite em Miami”.

Ainda em setembro, o Câmpus de Chapadão do Sul promove o projeto de Independência Financeira Feminina. O objetivo é apresentar a importância da educação financeira como uma ferramenta para reduzir a desigualdade de gênero.

Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Mylena Rocha