Laboratório de Arqueologia do Pantanal leva alunos do 6º ano a conhecerem a arqueologia de forma divertida

Postado por: JUAN GABRIEL CARDOSO RODRIGUES

Em parceria com o Laboratório de Arqueologia do Pantanal (LAPan) através da profª Luana Campos e o PIBID História do Câmpus do Pantanal, a Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, situado na cidade de Corumbá-MS, está desenvolvendo o projeto Brincando de escavar a História com os alunos do 6 ano do Ensino Fundamental.
O projeto é divido em três etapas, sendo elas: Na primeira etapa, os alunos foram introduzidos a conteúdos teóricos sobre os primeiros vestígios deixados pelos seres humanos. Na segunda etapa, ocorreu a simulação de escavação arqueológica e simulação da análise das peças no Laboratório. E na última etapa visitação ao Laboratório de Arqueologia do Pantanal (LAPan/UFMS) e participação da Oficina de Cerâmica.
Durante a segunda etapa do projeto (escavação arqueológica e análise), os alunos foram contextualizados sobre o papel do arqueólogo e do processo científico realizado para se conhecer a história do passado. Na sequência os alunos foram divididos em dois grupos, onde grupo 1 ficou responsável pelo sítio arqueológico CASTRO-MS-001 e o grupo 2 com o sítio arqueológico CASTR0-MS-002, após iniciarem o processo de escavação, os alunos foram encontrando as peças que eram compostas por material cerâmico, resto de fogueira e material lítico. Os materiais foram introduzidos de forma intencional pela professora.
Em laboratório os alunos preencheram uma tabela, com as características das peças encontradas (tamanho, cor, peso, material produzido, possível utilidade) e com isso os alunos puderam compreender como um objeto encontrado abaixo da terra pode trazer informações de uma época.
Tal atividade se fez importante pois desta forma os alunos puderam realizar uma atividade diferenciada e através da prática puderam compreender a importância em valorizar e preservar os patrimônios arqueológicos.

Texto de Professora Ketylen Karyne