Comunidade universitária pode participar de campanha de arrecadação de roupas, calçados e cobertores

Postado por: JUAN GABRIEL CARDOSO RODRIGUES

A Universidade aderiu à campanha de arrecadação de roupas, calçados e cobertores Seu Abraço Aquece, promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos. As doações podem ser feitas na Cidade Universitária e nos câmpus.

Na solenidade de abertura da ação, a vice-reitora Camila Ítavo ressaltou a importância das parcerias e do trabalho em equipe para a realização da campanha. Ela destacou ainda a missão da Universidade em formar uma consciência cidadã entre seus integrantes.

“Estamos juntos para fazer essa coleta de doações pra que a gente possa chegar até a população que mais precisa neste período em que começa o inverno, para que as pessoas estejam bem aquecidas, principalmente, aqueles pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, sem condição de fazer uma aquisição de um agasalho. A gente não tem tão pouco que não possa compartilhar com as pessoas e quando falo da filosofia da Universidade que a gente está formando cidadãos e cidadãs responsáveis, éticos, íntegros com consciência social, esta é a missão da nossa Universidade.”

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, explica que a UFMS foi convidada a unir esforços, em prol de famílias que se beneficiarão dos donativos, principalmente no inverno que se aproxima.

“Estamos felizes em participar dessa campanha e esperamos que toda a nossa comunidade possa ser  sensibilizada a participar também, trazendo agasalhos para dar um abraço aquecido naquelas pessoas que precisam”, enfatiza o pró-reitor.

Para a diretora de Inclusão e Integração Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Luciana Contrera, a expectativa é que a Universidade possa atuar como multiplicadora na campanha. “Aderir a campanhas como essa é muito importante, pois é uma forma de incentivar ações de cidadania e implementar ações transformadoras na sociedade”, destaca.

A superintendente da Secretaria de Estado de Assistência Social, Maria Lúcia Nogueira Fernandes, destacou a importância da parceria entre a UFMS e o governo do Estado. “Estamos aqui para convocá-los a participar de uma grande ação de amor. Essa parceria com a UFMS fortalece a campanha Seu Abraço Aquece porque alcança um grande número de pessoas e juntos podemos levar às pessoas em vulnerabilidade social um pouquinho de calor humano além dos agasalhos.”

A campanha terá seis pontos de arrecadação na Cidade Universitária. As caixas para as doações estarão disponíveis na Biblioteca, no Corredor Central, no Prédio das Pró-reitorias, na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, na Escola de Administração e Negócios e na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.  Haverá também pontos de coleta nos câmpus.

A ação social é realizada em parceria com o Instituto Amigos do Coração, que promove ações de amparo e assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade, principalmente indígenas e ribeirinhas. O Instituto fará a triagem das peças arrecadadas, que devem estar em bom estado de conservação. As entidades interessadas em receber doações devem se cadastrar pelo e-mail seuabracoaquece@sad.ms.gov.br.

Texto: Mylena Rocha e Mirtes Ramos, com informações da Sead