Professor do Curso de Educação Física representou a UFMS e o Brasil em campeonato internacional de Rugby

Postado por: JUAN GABRIEL CARDOSO RODRIGUES

O Prof. Dr. Mateus Betanho Campana, docente do curso de Educação Física no CPAN representou a UFMS e o Brasil no 2023 WWR European Championship, que ocorreu entre os dias 3 e 8 de maio de 2023 na cidade de Cardiff – País de Gales. Além de ser docente na UFMS, o Professor Mateus Campana é árbitro Internacional da modalidade Rugby em Cadeira de Rodas e Vice-presidente Administrativo da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas. Para ele, ter a oportunidade de levar os nomes da UFMS-CPAN e do Brasil para o mundo do Rugby em Cadeira de Rodas é uma experiência única: “Me sinto muito contente em poder participar de eventos internacionais de Rugby em Cadeira de Rodas, levando o nome da arbitragem brasileira e da UFMS-CPAN comigo. É comum as pessoas pensarem no Brasil e lembrarem somente das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e da Região Nordeste, então poder mostrar que temos muito mais que isso, é realmente uma experiência única e muito gratificante”.
Outro ponto destacado por ele é a possibilidade de conhecer pessoas de várias partes do planeta: “Sempre que vou apitar em um torneio internacional acabo conhecendo novas pessoas, com experiências de vida muito diferentes da minha, e isso é muito enriquecedor. Já tive a oportunidade de trabalhar com pessoas da Alemanha, Inglaterra, País de Gales, Polônia, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Canadá, França, Suécia, Noruega, Coreia do Sul, Áustria e Japão”. Para finalizar, o Professor Mateus fala sobre o retorno que essas experiências podem trazer para a sala de aula: “Sempre que volto de um torneio, chego cheio de histórias e de aprendizados, e isso eu faço questão de dividir com os alunos, para mostrar para eles que pessoas com algum tipo de deficiência tem muito mais potenciais do que limitações e para mostrar também que o universo da Educação Física é gigantesco. O que nos limita são nossas crenças limitadoras e nossas próprias imposições. Nunca me esqueço do meu mentor internacional, Gilles Brìe, que sempre me disse: “Existem dois tipos de árbitros no Rugby em Cadeira de Rodas: aqueles que ficam em casa e os que viajam o mundo. Você escolhe qual você quer ser”. Mateus Campana é atualmente o único árbitro internacional do Brasil.

Da Esquerda para a direita: Diego Ceballos (Argentina) e Mateus Campana (Brasil).

Da esquerda para a direita: Diego Ceballos (Argentina), Benjamin Weiss (Alemanha) e Mateus Campana (Brasil).

Equipe de arbitragem, Comissários de Jogo, Chefe dos Árbitros e Avaliadores.
Da esquerda para a direita: Yun Ho Kim (Coreia do Sul), Katharina Adler-Dohlhofer (Áustria), Kristin Hempfling (Alemanha), Elwira Zielska (Polônia), Kerin Banfield (agachada – EUA), Benjamin Weiss (Alemanha), Alicja Pawlik (Polônia), Dave Woods (Inglaterra), Ulrica Ulfson (agachada – Suécia), Mateus Campana (Brasil), Paulina Szmit (Polônia) e Hannah Aldridge (Inglaterra).