Instituto Lixo Zero oferece bolsas para curso de formação à comunidade universitária

Postado por: JUAN GABRIEL CARDOSO RODRIGUES

Até 9 de novembro, estudantes e servidores da UFMS podem participar da seleção que vai conceder bolsas para o curso de Formação Embaixadores Lixo Zero 2022. O curso é oferecido pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) de forma on-line.

“O Instituto é parceiro da UFMS desde 2021, por meio de um acordo de cooperação, para as ações da Semana Lixo Zero UFMS e demais atividades do calendário anual. As cinco bolsas integrais e as cinquenta bolsas parciais são fruto dessa parceria e são oferecidas para estudantes e servidores da nossa universidade interessados em se tornarem Embaixadores Lixo Zero. Participar do curso é um meio importante de entender e propagar o conceito lixo zero. Cada um de nós pode transformar a sociedade, iniciando essa transformação em nós mesmos e dentro de nossas casas. Estamos ampliando a participação da UFMS nas ações promovidas pelo Instituto e em 2023 teremos mais novidades.”, destaca o diretor de Desenvolvimento Sustentável da UFMS Leonardo Chaves.

As inscrições para a seleção podem ser feitas aqui. É necessário preencher o formulário, comprovar o vínculo com a UFMS e responder à pergunta: Por que você quer ser um Embaixador ou Embaixadora Lixo Zero? “As respostas serão enviadas para os coordenadores do Instituto Lixo Zero Brasil, que farão a seleção. As cinco melhores respostas serão contempladas com as bolsas integrais. Os demais serão contemplados, por ordem de inscrição, com as bolsas parciais”, explica Leonardo.

O curso começa no dia 17 de novembro. “Chegou a hora de fazer parte do movimento sustentável que mais cresce no Brasil e no mundo! A nova formação de Embaixadores e Embaixadoras Lixo Zero começa no dia 17 de novembro e é a oportunidade perfeita para quem quer fazer a diferença pelo nosso planeta. As aulas foram formuladas para serem acessíveis e dinâmicas e estarão disponíveis a partir do próximo dia 17”, ressalta a coordenadora nacional do ILZB Fátima Langbeck.

De acordo com Fátima, a estrutura da formação foi dividida em quatro partes: 1) aprender:  aulas teóricas sobre o que é lixo, métodos para redução do lixo, boas práticas e muito mais; 2) agir: contexto brasileiro, lixo zero como inovação, como aplicar, como gerenciar projetos e equipes e muito mais; 3) compartilhar: como se conectar com a rede Lixo Zero em todo o Brasil e como fazer a comunicação dos seus projetos; e 4) encontros semanais ao vivo com aulas práticas. Caso não seja possível participar dos encontros ao vivo, os mesmos ficam gravados e podem ser vistos posteriormente.

Os participantes poderão assistir o curso quando e onde quiserem, com direito a acesso vitalício a todas as futuras atualizações. Ao comprovar a conclusão da formação, será concedido certificado e o embaixador passa a fazer parte da rede. “Vem com a gente se capacitar nesta reta final de 2022 para no ano que vem fazer o movimento Lixo Zero ser muito mais forte em todos os cantos do Brasil!”, convida Fátima.

Para mais informações basta acessar formacaolixozero.com.br. Dúvidas em relação à seleção de bolsas podem ser encaminhadas para dides.rtr@ufms.br

Texto: Vanessa Amin
Matéria publicada originalmente no site da UFMS em 04/11/2022