PST DO CPAN ENTREGA UNIFORMES E FAZ TESTE DE APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA NOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA

Postado por: JUAN GABRIEL CARDOSO RODRIGUES

No último dia (31) de agosto de 2022 o Programa Segundo Tempo Padrão (PST) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Câmpus do Pantanal (CPAN), por meio da Secretaria de Projetos e Eventos Esportivos, que é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE), promoveu em Corumbá-MS a entrega dos uniformes (KIT´s: camiseta, shorts e boné) e aproveitou para realizar um teste de aptidão cardiorrespiratória com os alunos do referido programa.

Nessa última ação, em parceria com a Profa. Dra. Lidyane Ferreira Zambrin, do curso de Educação Física (CPAN), com auxílio dos acadêmicos do referido curso, foi aplicado um Teste de Corrida (Vai-e-vem) de 20 metros (Shutlle Run 20m – Protocolo de Léger e Lambert, 1982) nos alunos do programa, com o objetivo de avaliar a aptidão cardiorrespiratória dos envolvidos. Este tipo de parceria oportuniza duas vertentes, sendo a primeira a capacitação acadêmica dos alunos (curso de Educação Física), enquanto a segunda oferece um protocolo seguro e eficaz para estimar o valor do Consumo máximo de Oxigênio (VO2máx), que é o indicador da capacidade cardiorrespiratória, dos alunos do PST. Este tipo de atividade possibilita a produção de dados para pesquisas futuras e, também, pode promover/programar atividades físicas adequadas ao condicionamento físico dos nossos alunos do Programa. Inclusive, é importante destacar que o objetivo do programa é oportunizar e democratizar o acesso à prática de atividades esportivas, contribuindo na formação da cidadania e na melhoria da qualidade de vida dos seus participantes.

Atualmente, os núcleos do PST em Corumbá (MS) estão sob a coordenação dos professores Carlo Henrique Golin e Silvia Beatriz Serra Baruki. sendo que suas atividades são oferecidas para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, de 2ª à 6ª feira, das 14h às 18h; e 5ª feira, das 7h30 às 11h30, nos espaços esportivos do CPAN.