PROGRAMA DE APOIO AO BEM-ESTAR DOCENTE

Postado por: JUAN GABRIEL CARDOSO RODRIGUES

A docência universitária é uma função de alto nível de estresse ambiental, devido, dentre diversos fatores, à necessidade de gerenciar altas demandas de desempenho, interação intensiva e excessiva, que potencializa o impacto negativo sobre o seu bem-estar.

Embora o estresse excessivo seja prevalente em muitos setores, os efeitos negativos sobre a saúde e o bem-estar do corpo docente no ensino superior, são susceptíveis de prejuízos sobre a experiência, a realização dos alunos e o sucesso da instituição como um todo. Tais manifestações, geram a necessidade de apoiar cuidadosamente a saúde docente, especialmente devido ao aumento, ao longo dos últimos anos, dos riscos à saúde associados ao exercício laboral e de agravantes ocorridos pela pandemia de Covid-19.

Diante desse cenário, o projeto ‘Programa de Apoio ao Bem-estar Docente’, será oferecido aos docentes do Câmpus do Pantanal, com objetivo de ampliar a consciência física, cognitiva, emocional e espiritual, sobre recursos e estratégias para a promoção do bem-estar docente, prevenção do mal-estar (burnout) e adoecimento docente, através de abordagem multidimensional.

Dentre os temas diversos, serão abordados: Desencadeantes da ansiedade, do estresse e do burnout; O contexto da Covid-19 e suas repercussões sobre a saúde dos professores; Estresse e mal-estar docente: identificação, controle e prevenção; Saúde mental no contexto pós Covid-19; Sono e saúde: influências e estratégias para o bem-estar docente; Gestão de sintomas físicos sobre a saúde vocal, aptidão física para saúde, disfunções musculoesqueléticas, relaxamento, consciência corporal e ergonômica.

A programação iniciará no dia 15 de setembro com palestra de abertura com o coordenador do projeto, professor Dr. Adelar A. Sampaio, pesquisador dos temas saúde e bem-estar docente e se estenderá semanalmente, de forma presencial, nas quintas-feiras, entre 16 e 18h, até o mês de novembro. Serão realizadas palestras e oficinas práticas ministradas por profissionais da Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Educação Física e Yoga, que abordarão temáticas específicas de suas áreas de atuação, e particularmente, sobre variáveis que incidem sobre a saúde docente.

Os professores do CPAN interessados, já podem se inscrever, com o preenchimento do formulário link.ufms.br/bem-estar-docente.

Além das atividades de palestras e oficinas práticas, o projeto será monitorado com avaliação diagnóstica e processual sobre diversas variáveis de saúde docente para verificação e monitoramento de seus resultados.

Para mais informações, contatar: Prof. Adelar A. Sampaio, e-mail: adelar.sampaio@ufms.br ou pelo telefone (45) 99838-7121.