Lançamento do Livro Audismo e Surdez
Acontecerá no dia 14 de maio, o lançamento do livro “Audismo e surdez: a formação de subjetividades surdas no ensino superior” de autoria de Carlos Roberto de Oliveira Lima. O evento será realizado no auditório H-108, Unidade I do CPAN, com horário de início às 18:00.
O livro Audismo e Surdez é fruto da pesquisa de mestrado de Roberto realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação no campus do Pantanal (PPGE/CPAN), concluída e avaliada em banca aberta ao público no dia 28 de junho de 2021, tendo como avaliadores a professora Dra. Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, professora Titular na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e pesquisadora Sênior Voluntária no Campus do Pantanal; a professora Dra. Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, atuante como professora Adjunta IV da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o professor Dr. Tiago Duque, atuante como professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Campo Grande) e do Mestrado em Educação (Campus do Pantanal – Corumbá). A pesquisa foi realizada sob orientação do professor Dr. Fabiano Quadros Rückert, Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal e do Programa de Pós-Graduação em Educação e em Estudos Fronteiriços da mesma instituição.
O livro utiliza uma abordagem foucaultiana, que permite uma análise no nível capilar das relações sociais, assim como também permite um olhar sobre a construção das subjetividades dos acadêmicos surdos entrevistados. Dessa forma, o autor entende, nas linhas de sua escrita, que tais alunos surdos são pessoas que produzem subjetividades em um contexto de diversidade linguística e superam diferentes tipos de adversidades no decorrer da sua formação, portanto, a intenção destacada como objetivo de pesquisa foi compreender, nas percepções de um grupo de discentes surdos, o processo de subjetivação desses alunos no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Cidade Universitária.
A partir desta abordagem, o autor analisa como as práticas de audismo intersectam tais sujeitos, apontando que a formação de subjetividades destes acadêmicos surdos estão sendo formadas, ora com base em uma norma social auditiva, que causa uma tensão no próprio sujeito, exigindo que este encontre meios de se aproximar do padrão auditivo, e, ora em uma norma social linguística que opera nos sujeitos entrevistados um julgamento de si mesmo depreciativo como sujeito, inscrevendo-se negativamente abaixo da linha da
“normalidade” instaurada socialmente.
O valor de comercialização do livro será de R$50,00.
Sinopse do livro: O livro Audismo e Surdez: a formação de subjetividades surdas no ensino superior se debruça nas entranhas de uma instituição pública federal para, a partir dela, compreender como ocorre a constituição de subjetividades em acadêmicos surdos. As análises do autor, com base em conceitos foucaultianos, analisam como os sujeitos surdos se veem, se narram, se julgam, se descrevem e se conduzem mediante a uma norma social instaurada em torno da audição e da língua. As verdades a que tais sujeitos estão submetidos, e, igualmente, reproduzem como um discurso verdadeiro, neste sentido, estão baseadas em uma autoclassificação, um julgamento e uma condenação de si mesmos a partir do padrão social ouvinte. Estas são práticas audistas que, por vezes, são encontradas, tanto nos discursos surdos sobre si mesmos, revelando o quanto estão subjetivados pela norma da audição e desejam/possuem comportamentos que elegem o padrão ouvinte como referencial, quanto nos discursos surdos sobre o meio social em que estão inseridos, denunciando como são afrontados e como resistem a tais práticas que se estendem a outros níveis relacionais, como o núcleo familiar. As tensões instauradas sobre o próprio sujeito surdo, as práticas audistas e a questão pandêmica são temas que atravessam a escrita e traçam os fios de ligação desta obra.