A UFMS oferece PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO e PROGRAMA SEGUNDO TEMPO PADRÃO

Postado por: secdir cpan

O Programa Segundo Tempo Padrão (PST) e o Programa Segundo Tempo Universitário (PSTU), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), são iniciativas da Secretaria Especial do Esporte – Ministério da Cidadania, em parceria com a UFMS, cujo objetivo é oportunizar e democratizar o acesso à prática de atividades esportivas, por meio da cultura do esporte educacional, contribuindo na formação da cidadania e na melhoria da qualidade de vida dos seus participantes.

O PST possui dois núcleos que atenderá até 210 crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino próxima ao Câmpus Pantanal (CPAN) e expostas a riscos sociais, com idade entre 6 a 17 anos. As atividades ocorrerão de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 14:00 horas às 18:00 horas, sendo organizadas em três turmas, com duas horas de aula, três por semana: Turma 1 (6 a 11 anos); Turma 2 (12 a 14 anos); e Turma 3 (15 a 17 anos), com as seguintes atividades:

Núcleo 3: Atletismo; Atividades Circenses; Atividades Rítmicas; Esportes Aquáticos; e Esportes de Aventura, sob a responsabilidade da Profª. Silvia Beatriz Serra Baruki; e

Núcleo 4: Esportes de Invasão; Voleibol; Esportes de marca com rede divisórias; Esportes com os pés; Ginástica; e Esportes Aquáticos, sob a responsabilidade do Prof. Marcelo Gonçalves Duarte.

O PSTU ofertará 300 vagas, exclusivamente, para os estudantes de graduação de todos os cursos do CPAN, bem como aos estudantes de pós-graduação. As atividades ocorrerão de segunda-feira à sexta-feira, no horário de 11h 30m às 13h e das 17h 30m às 20h 30m, sendo organizadas em cinco Turmas, com 90 minutos de aula, duas vezes por semana, nas seguintes atividades:

Núcleo 2: Treinamento Funcional; Natação; Hidroginástica; Esporte de invasão; e Esportes de marca e com rede divisória, sob a responsabilidade do Prof. Everton de Albuquerque Cavalcanti.

Os programas serão desenvolvidos no CPAN com o apoio da Secretaria de Projetos e Eventos Esportivos – SEPES/DICE/PROECE da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sob a supervisão da Coordenadora Geral Profa Dra Edineia Aparecida Gomes Ribeiro, e da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte.

Para a realização da inscrição, o interessado deverá comparecer pessoalmente na sala do Laboratório de Educação Física e Saúde – sala D5, Unidade I – Câmpus Pantanal, munido dos seguintes documentos:

PSTU (para universitários) = comprovante de vacinação (COVID-19); 1 foto 3×4; cópia dos documentos pessoais (RG e CPF ou CNH); cópia de matrícula no curso de graduação; comprovante de endereço; atestado médico para os casos necessários, mediante alguma doença diagnosticada e/ou análise no ato do preenchimento do questionário de prontidão para atividade física.

PST (pais/responsável legal do menor de idade) = comprovante de vacinação (COVID-19); 1 foto 3×4; cópia dos documentos pessoais (RG e CPF); cópia da certidão de nascimento; cópia da Folha Resumo do CadÚnico da família; comprovante de endereço; atestado médico para os casos necessários mediante alguma doença diagnosticada e/ou análise no ato do preenchimento do questionário de prontidão para atividade física.

Horário de atendimento para as inscrições:

• 10/03: 14h às 16h
  • 11/03: 9h às 11h e 14h às 16h