Preenchimento do Vacinômetro da UFMS é obrigatório para acesso a sistemas institucionais

Postado por: secdir cpan

Por meio das pró-reitorias de Gestão de Pessoas e Assuntos Estudantis, a UFMS divulgou hoje a Instrução Normativa Conjunta Proaes/Progep n. 16/2022 sobre a obrigatoriedade do preenchimento do Vacinômetro da UFMS para acesso a sistemas institucionais. A medida vale para todos os câmpus, tanto para servidores quanto estudantes, e segue a versão 6.0 do Plano de Biossegurança da Universidade.

O acesso aos sistemas institucionais, tanto administrativos quanto acadêmicos, será bloqueado aos que não preencherem o Vacinômetro da UFMS já a partir de amanhã, 16 de fevereiro.

É recomendável que seja feito o upload do documento vacinal ou de atestado médico, no Vacinômetro da UFMS. Já a obrigatoriedade de apresentação do comprovante de vacinação e/ou do atestado médico no Vacinômetro da UFMS será imediata quando houver decreto municipal nos respectivos municípios do Câmpus ou decreto estadual ou federal.

A obrigatoriedade de preenchimento do Vacinômetro UFMS, com restrições aos sistemas institucionais, recebeu apoio das entidades sindicais e do Diretório Central de Estudantes, em reunião realizada na semana passada com o reitor Marcelo Turine.

A medida visa garantir um mapeamento da comunidade universitária com foco no início das aulas presenciais, marcadas para o dia 7 de março.

Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis em exercício, Edilson Zafalon, é muito importante que todos os estudantes estejam cientes da obrigatoriedade para que não ocorram restrições. “O Vacinômetro UFMS é um instrumento fundamental para o acompanhamento da vacinação da comunidade universitária, cujo foco é a preservação da vida e cuidado com a saúde, e para que possamos trabalhar ações de conscientização em saúde, com ênfase na importância da imunização no enfrentamento da Covid-19”, afirmou.

Já para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Andreia Maldonado, a responsabilidade pelo ambiente seguro é coletiva. “Todos nós precisamos seguir as recomendações sanitárias e reduzir os riscos para toda a comunidade universitária”, disse. Ela acrescenta que os gestores devem incentivar a conscientização sobre as medidas de biossegurança entre suas equipes.

Desde o início da pandemia, a UFMS promovido ações de conscientização em educação em saúde sobre a importância da imunização no enfrentamento da doença.

Mais informações em ufms.br/coronavirus

Link para acessar o questionário: https://questionario.ufms.br/

IS n° 16

Texto: Rose Pinheiro