Corumbá presente! Câmpus do Pantanal presente no V Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBAlf
Corumbá estará presente no V Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBAlf por meio de apresentação de trabalhos aprovados de alunas do curso de Especialização em Alfabetização e Letramento/CPAN/UFMS, professor/as da rede municipal de ensino de Corumbá, mestrando/as e egresso/as do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE/CPAN/UFMS e de alunas (bolsistas de iniciação científica) do curso de Pedagogia/CPAN/UFMS.
Diante do atual cenário em que vivemos, socializar pesquisas e relatos de experiências em torno da alfabetização abre-nos ao ESPERANÇAR. Permite-nos o revisitar constante e formador no reencontro do/a professor/a que escreve, lê, reflete, relê, dialoga e transforma a sua docência.
O V CONBAlf tem como tema ‘Alfabetização: Políticas, Práticas e Resistências’ e ocorrerá nesta semana, entre os dias 18 a 20 de agosto, virtualmente pelo Canal da Associação Brasileira de Alfabetização – ABAlf no Youtube, com atividades ao vivo.
Para acompanhar o evento se inscreva e curta o Canal da ABAlf no youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCqIxJWXT90Qa202EaPx-OtA
Relação dos trabalhos aprovados de aluno/as, egresso/as do CPAN/UFMS e professor/as da rede municipal de Corumbá:
Alfabetização e infância em tempos de pandemia
Sonia Aparecida Bays
Alfabetização e letramento no ensino remoto: dificuldades e possibilidade
Josilene da Silva Augusto
Anamaria da Silva Santana
Reflexões de professoras alfabetizadoras sobre o processo de alfabetização e letramento
Natiély Ramyla de Almeida Ferreira Nobre
Tatiane Zabala Gomes
O Programa Mais Alfabetização (PMALFA): lacunas e tensões
Eliane Damasceno da Silva
A alfabetização no contexto da pandemia: os professores em foco
Aline Cristine Androlage Mercado
Entre ondas, letras e livros: uma vivência pedagógica ribeirinha no Pantanal Sul-matogrossense
Dilson Vilalva Esquer
O PNAIC e a criança do 1º ano do ensino fundamental: teoria histórico-cultural como possibilidades de aprendizagem na prática pedagógica da alfabetização do município de Corumbá/MS
Nair Terezinha Gonzaga Rosa de Oliveira
Regina Aparecida Marques de Souza (UFMS/CPTL)
A formação continuada no Programa Tempo de Aprender: rupturas e retrocessos
Jacqueline Lima Monteiro
Márcia Regina do Nascimento Sambugari
Desafios da prática docente na alfabetização em contexto fronteiriço de Corumbá-MS
Kamile Frias Claros
Márcia Regina do Nascimento Sambugari
Exposição de Materiais Pedagógicos:
Catálogo de literatura infantil “Pequenos leitores fronteiriços BrasiL-Bolívia”
Tarissa Marques Rodrigues dos Santos
Apresentação do Catálogo de Literatura Infantil “Pequenos Leitores Fronteiriços Brasil-Bolívia” que traz sugestões literárias para o uso da literatura em sala de aula por professores pertencentes ao espaço fronteiriço Brasil/Bolívia, de modo a ativar o imaginário infantil e como ferramentas de humanização. Neste catálogo são apresentadas obras clássicas e contemporâneas que abordam as temáticas de pluralidade cultural, folclore, contos populares, poesias, ficção, entre outros, da literatura infantil brasileira e boliviana.