Diretor do Campus do Pantanal é reconduzido por mais quatro anos

Postado por: Aryel Cerqueira Alvares

Na manhã de ontem, 29, foi realizada no Campus do Pantanal (Cpan) a cerimônia de recondução do professor Aguinaldo Silva à diretoria. O docente já esteve na gestão entre 2017 e 2020 e assume o compromisso de mais um mandato, referente a 2021-2025.

O reitor Marcelo Turine expressou alegria com a continuidade do trabalho do diretor. “Serão mais quatro anos na gestão do Campus do Pantanal, que é um espaço de muitas oportunidades, onde temos muitas parcerias com a Marinha, Sebrae, Indústria e Governo do Estado, entre outros. Entre os desafios, enquanto gestores da Ciência e da Educação, estão continuar a trazer os jovens empreendedores para inovarem e produzirem Ciência para a região e todo o Brasil”, disse.

“O professor Aguinaldo fez um excelente trabalho liderando toda a equipe de professores, técnicos e estudantes e fazendo com que a UFMS se fortalecesse nos serviços prestados à sociedade, em nossos cursos e demais atividades, atendendo aos municípios de Corumbá e Ladário. Por isso, é uma satisfação tê-lo novamente como diretor do Campus”, pontuou a  vice-reitora Camila Ítavo.

Para o diretor Aguinaldo Silva, a recondução é um reconhecimento por parte da comunidade universitária e da gestão. “Acredito que reconheçam que é necessário dar continuidade ao trabalho. Nos últimos quatro anos avançamos em termos de infraestrutura, tivemos a inauguração do Restaurante Universitário, a reestruturação dos prédios, dos laboratórios e a reposição de servidores docentes e técnicos. Vislumbrando os próximos quatro anos, esperamos continuar atendendo aos objetivos da UFMS com o aumento do número de estudantes e melhorias nas condições de trabalho dos servidores, dar continuidade à conclusão de diversas ações”, falou.

Aguinaldo Silva possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2002), é mestre em Geografia (Análise Ambiental e Regional) pela Universidade Estadual de Maringá (2006), e doutor em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista – Rio Claro (2010). Professor adjunto do curso de Geografia – Cpan/UFMS e dos programas de pós-graduação (mestrado) em Estudos Fronteiriços/Cpan/UFMS, Geografia – CPTL/UFMS e em Recursos Naturais (UFMS/Campo Grande). Membro do corpo editorial das revistas Geográfica Acadêmica e Geopantanal (Cpan/UFMS). Atualmente desenvolve pesquisa no Pantanal Mato-Grossense. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Física, Geomorfologia Fluvial, Mudanças Ambientais.

O processo de consulta à comunidade universitária do Campus do Pantanal (Cpan) foi realizado no dia 6 de abril por meio do sistema de E-votação da UFMS. Ao todo 290 pessoas participaram, sendo 88 docentes, 38 técnicos-administrativos e 164 estudantes. Todas as informações sobre o processo de consulta podem ser obtidas neste link, no site do Cpan.

Texto: Ariane Comineti

Foto: Aryel Cerqueira Alvares